Na última quinta-feira, 10, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Pará (Seaster), enviou à prefeitura de Paragominas maquinários que irão atender a Cooperativa de Catadores Coopecarmare, no Aterro Sanitário Municipal.
“É preciso enfatizar o valor desses equipamentos e dizer que eles vão melhorar as condições de vida e de trabalho dos nossos catadores. Os maquinários não são apenas ferramentas, mas também símbolos de segurança e dignidade”, exalta o prefeito de Paragominas, Lucídio Paes.
Por meio do projeto, segundo o secretário da Seaster, Inocêncio Gasparim, “existe uma busca pela garantia da promoção social e econômica de catadores e catadoras, a partir de ações que estimulem a inclusão da categoria no processo de coleta seletiva”.
No mês de junho deste ano, quatorze cooperativas de oito municípios, incluindo Paragominas, foram escolhidas para o recebimento de kits de equipamentos e maquinários com prensas, transpaleteiras, empilhadeiras, balanças, carro plataforma, carrinhos de coleta seletiva e materiais de escritório.
De acordo com o gerente de projetos da Coordenadoria de Empreendedorismo e Economia Solidária da Seaster, Raoni Raiol, os equipamentos vão garantir melhorias nas condições de vida e de trabalho dos catadores. “Nós iniciamos este trabalho com oficinas e palestras em todas as regiões antes de distribuir os maquinários. São equipamentos de proteção que visam garantir muito mais segurança dentro dos galpões e dentro dos lixões”, aponta.
Renascimento
A entrega é fruto do programa ‘Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular’ - uma repaginação do antigo Programa Pró-Catador, extinto pelo governo passado. O projeto ‘renasceu’ a partir de um decreto assinado pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em fevereiro de 2023.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar