plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AMAZÔNIA PLURAL

Conferência Novas Economias: diversidade e inclusão

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias busca apresentar diversidade e pluralidade de vozes de diversos atores amazônicos sociais e internacionais.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Conferência Novas Economias: diversidade e inclusão camera Augusto Miranda/ Ag. Pará

Mais do que um desenho bonito, a logomarca da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, desenvolvida pelo artista visual paraense, Kambô, representa a riqueza e a diversidade existentes na região amazônica. O objetivo de promover um evento inclusivo e diverso não ficou restrito à logomarca. Representantes dos povos da floresta, da sociedade civil, academia, setores públicos e privados participam da organização da Conferência, desde o início.

Dos 180 palestrantes confirmados para os 28 painéis do evento, 33% são lideranças e representantes de organizações não governamentais; 28% do governo federal; 24% da iniciativa privada; 9% de governos estaduais e municipais; 8% de povos tradicionais e representantes locais; e 6% da academia. Além do Brasil, a Conferência contará com palestrantes do Canadá, Inglaterra, França, Suíça, Coreia do Sul e Colômbia.

Cop 30 será o maior evento da história da Amazônia

Tony Blair e líderes discutem Amazônia e economia em Belém

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann explica que esse cenário é resultado do compromisso dos organizadores de construir um evento com os povos da floresta, e não para os povos da floresta. “A agenda global está pautada na questão ambiental e nós precisamos destravar o fortalecimento das novas economias, explorando todo o nosso potencial de desenvolvimento socioeconômico sustentável. Mas isso somente acontecerá se tivermos o envolvimento direto e permanente das pessoas que conhecem e vivem a Amazônia”.

Do total de palestrantes da Conferência, 35% são mulheres e, entre elas, há lideranças de destaque como: Neidinha Suruí, ativista na Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé; Izete dos Santos Costa, fundadora do Filhas do Combu Chocolates e Doces Artesanais; e Joanna Martins, CEO e diretora de Operações da Manioca.

A organização da Conferência também prioriza a diversidade no processo de seleção dos participantes do evento para garantir que os mais diversos segmentos sociais estejam representados, enriquecendo os debates por meio da troca de experiências e da pluralidade de ideias. Faltando três semanas para o evento, cerca de 750 pessoas já estão inscritas.

Sobre a Conferência

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias será realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro na capital paraense.

Além dos palestrantes já mencionados, também estarão presentes personalidades como o muito honorável primeiro-ministro da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (1997-2007), Tony Blair; o 8º secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; o presidente da Colômbia (2018-2022), Iván Duque; o presidente do ICMM, Rohitesh Dhawan; o embaixador da UNESCO para a Sustentabilidade, Oskar Metsavaht; entre outros.

A participação é gratuita e qualquer pessoa pode se candidatar para o evento. As vagas são limitadas. A pré-inscrição deve ser feita no site oficial, onde também estão disponíveis mais informações como programação, palestrantes e local da Conferência.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias