plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
HABITAÇÃO

500 títulos de propriedade serão entregues em Belém

Os títulos de propriedade estarão enquadrados no programa municipal de regularização fundiária Terra da Gente, que começou em 2021.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia 500 títulos de propriedade serão entregues em Belém camera O Terra da Gente é executado pela Codem, em cooperação com o Governo do Estado. | Ag Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), realiza na próxima sexta-feira (1º), às 18h, a entrega de 500 títulos de propriedade definitiva para moradores de Belém, enquadrados nos critérios do programa municipal de regularização fundiária Terra da Gente. Na ocasião, o Ministro das Cidades, Jader Filho, estará presente para acompanhar a entrega dos títulos.

Ministro participa de entrega de títulos de terra em Belém

O evento integra a semana Solo Seguro, realizada no período de 28 de agosto a 1º de setembro, pelo Núcleo de Regularização Fundiária Urbana, Rural e de Terras Públicas da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e será realizado na sede da Sociedade Beneficente Esporte Clube Alegria, localizada na avenida Marquês de Herval, 156, Pedreira, e deve reunir cerca de mil moradores dos bairros Pedreira e Condor e do Residencial Bosque Araguaia, no Tapanã.

Para o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa da Silva, a política de regularização fundiária de Belém tem sido exitosa, e o trabalho conjunto, em parceria como os governos estadual e federal, tem ampliado, de forma significativa, o alcance e a presença do poder público municipal na busca de soluções para os diversos problemas da capital.

O Terra da Gente é um programa social da Prefeitura de Belém, iniciado em 2021, executado pela Codem, em cooperação com o Governo do Estado, por meio do Iterpa, tem parceria com a Assembleia Legislativa do Pará e, mais recentemente, com o Ministério das Cidades. Até o final de 2023 vai beneficiar cerca de 15 mil famílias, com renda de até 5 salários mínimos.

Natureza Jurídica

A entrega do Título Definitivo de Propriedade de imóveis, registrado em cartório, conta com a parceria de cartórios, por meio do Terra da Gente, garantido pela Lei Municipal, n°. 9.733, de janeiro de 2022.

O Título Definitivo de Propriedade e o processo de regularização dos imóveis representam o direito real sobre o imóvel, para a garantia da segurança jurídica da posse sobre o mesmo. Ou seja, o cidadão ou cidadã recebe de forma gratuita da Prefeitura de Belém, via Codem, o documento definitivo de propriedade por Legitimação Fundiária, assegurada pela Lei n°. 13.465/2017 (ReUrb).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias