plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
CONFIRA OS LOCAIS!

Campanha itinerante faz coleta de lixo eletrônico em Belém

Durante todas as sextas-feiras, até o dia 29 de setembro, a Semma estará em um ponto da cidade para recolher os resíduos tecnológicos que, muitas vezes, ficam parados e sem nenhuma serventia

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Campanha itinerante faz coleta de lixo eletrônico em Belém camera Leonardo de Jesus lembra que na ação piloto do projeto, ocorrida no mês de junho, foi recolhida cerca de uma tonelada de equipamentos | Irene Almeida/Diário do Pará

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Instituto Descarte Correto, lançou ontem (1º) uma campanha itinerante para a coleta de lixo eletrônico. Além de receber as doações, a iniciativa tem ainda como objetivo alertar a população sobre os riscos do descarte irregular desses tipos de equipamentos e componentes, sem o tratamento adequado.

Durante todas as sextas-feiras, até o dia 29 de setembro, a Semma estará em um ponto da cidade para recolher os resíduos tecnológicos que, muitas vezes, ficam parados e sem nenhuma serventia dentro dos lares. Tablets, celulares, computadores, placas, aparelhos televisores, pilhas e baterias estão entre os objetos que podem ser descartados nos postos da campanha.

Veja também:

Empresa pretende recorrer sobre aterro de Marituba

Licitação bilionária do lixo em Belém é suspensa

O diretor-geral da Semma, Leonardo de Jesus, lembra que na ação piloto do projeto, ocorrida no mês de junho passado, durante a Semana do Meio Ambiente, foi recolhida cerca de uma tonelada de equipamentos. O gestor destacou ainda que além de ajudar na questão do descarte, as doações servirão para movimentar a economia sustentável no município e contribuir com a digitalização de crianças e jovens que ainda não possuem facilidade de acesso à tecnologia.

“Esses são bens que a população usa até a exaustão. Só que na verdade, não é a exaustão daquele produto, porque ele não acaba ali. Por isso, temos um trabalho de economia circular também fazendo parte desse momento. O legal da parceria é que a cada certa quantidade de lixo eletrônico recebido, se converte em um novo computador que é entregue em escolas municipais ou entidades que trabalham a inclusão digital”, revelou.

A professora aposentada, Cristina Melo, 63, que foi fazer sua parte depositando da forma correta um televisor em desuso, parabenizou a ação. “O mundo todo vive um problema com relação ao lixo. Nós precisamos estar cada vez mais conscientes e participativos de ações como essas, que contribuem para a proteção do meio ambiente e ainda gera renda a várias pessoas. Essa campanha foi um grande acerto mesmo”, disse.

O QUE PODE SER DESCARTADO?

Tablets, celulares, computadores, placas, aparelhos televisores, pilhas e baterias estão entre os objetos que podem ser descartados nos postos da campanha.

POSTOS DE COLETA

O primeiro posto de coleta de lixo eletrônico que está no aguardo da adesão da população é o que está instalado no Horto Municipal, onde funciona de forma permanente, no horário de 9h às 14h.

Confira a agenda de coleta de lixo eletrônico às sextas-feiras de setembro de 2023

- 08/09 - Praça Batista Campos

- 15/09 - Praça Pet K9, na Visconde de Souza Franco (Doca), Viela Santa Rita Bezerra

- 22/09 - Praça da República, próximo ao Theatro da Paz

- 29/09 - Aldeia Cabana, na avenida Pedro Miranda.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias