plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MAIOR DO NORTE

DOL chega aos 13 anos como um dos maiores portais do Brasil

O DOL faz aniversário com números impressionantes. O maior portal de notícias do Norte brasileiro ultrapassa fronteiras e mostra como unir rapidez na informação e conteúdo de qualidade.

Imagem ilustrativa da notícia DOL chega aos 13 anos como um dos maiores portais do Brasil camera Redação do DOL: trabalho diário para manter a qualidade e agilidade nos conteúdos | ( Divulgação)

O Diário do Pará Online (DOL) completa 13 anos com recordes expressos em números que apontam o crescimento de público no Pará e em outros estados do Brasil. As estatísticas mostram que, nos últimos 18 meses, o portal paraense obteve cerca de 259 milhões de visualizações de páginas e 71 milhões de usuários únicos, tendo uma média de mais de 14 milhões de visualizações e 4 milhões de usuários únicos por mês. Com um conteúdo diversificado e antenado com as mudanças no consumo de informação em rede, o Dol se firma como o principal produto noticioso e de entretenimento da região Norte do Brasil.

O DOL estabeleceu uma parceria estratégica significativa com dois gigantes da indústria digital, o site UOL e o Google. Essa colaboração tem sido fundamental para enriquecer a oferta de conteúdo do Dol, permitindo aos leitores acesso a uma gama mais ampla de informações e recursos.

Seguindo para quase uma década e meia de existência, o DOL vivenciou mudanças fundamentais em rede desde 2010, quando surgiu ainda apenas restrito à reprodução de conteúdo do seu irmão mais velho, o impresso Diário do Pará, fundado há com 41 anos. Para se ter ideia, naquele ano, o Brasil possuía apenas 43, 3 milhões de usuários de internet ativos, sendo que, em 2023, esse número já alcança 181,9 milhões – ou 84% da população.

Ao longo dos anos, o DOL teve a grande capacidade de incorporar as novas tecnologias surgidas com os aplicativos e adaptar o conteúdo para alta velocidade na troca de bytes , também aprimorada nos últimos dez anos. O editor e coordenador do portal, Kleberson Santos, viu de perto essas modificações e atuou também na ponta para essa nova realidade atingir o público do leitor do jornal. Ele é atualmente o funcionário mais antigo do DOL, com longa e reconhecida experiência no webjornalismo – é vencedor de sete prêmios individuais e em equipe atuando no portal.

TRABALHO E ORGULHO

“Me sinto orgulhoso de fazer parte dessa história. Jornalismo é sempre uma correria, mas no digital isso ganha outra proporção. Precisamos ser ágeis e estar atento às novas tendências e o que pode agregar em tecnologia para a informação chegar da melhor forma para o leitor”, diz Kleberson. “É trabalhar duro para fazer o melhor e celebrar esses 13 anos de história”, complementa.

O jornalista Kleberson Santos: entre a correria do Jornalismo e as tendências do mundo digital
📷 O jornalista Kleberson Santos: entre a correria do Jornalismo e as tendências do mundo digital |Arquivo pessoal

O editor-executivo do portal, Mauro Neto, observa que a informação é dinâmica e o portal de notícias é uma ferramenta importante em um ambiente competitivo onde a informação circula em velocidade impressionante. “Temos uma modelo que vem dando certo: acompanhar a rapidez da circulação de informação das redes, mas sem perder o rigor de apurar o fato. A notícia é coisa séria e temos conseguido atuar com excelência sendo ágeis e com compromisso com a nossa credibilidade, sempre”, comenta.

Mauro festeja os números atuais do DOL e atribui a investimentos que priorizam uma leitura de cenário baseada nas tendências do momento no consumo da informação. “Temos ferramentas para observar nosso público leitor e dosamos nosso conteúdo para atender essas demandas, principalmente de entretenimento, além de não perder a conexão com o Jornalismo de qualidade”, explica.

Mauro Neto, editor-executivo, é front man do maior portal de notícias do Norte do Brasil
📷 Mauro Neto, editor-executivo, é front man do maior portal de notícias do Norte do Brasil |( Divulgação)

ROMPENDO FRONTEIRAS

O presidente em exercício do Grupo RBA, Camilo Centeno, também celebra mais um ano de aniversário do portal. “O DOL é o caçula dos veículos do grupo e vem crescendo de maneira exemplar como veículo de comunicação. Temos investido, seguido as tendências de mercado e aproveitado que a Amazônia, onde estamos, está no foco de atenção de todo o mundo. Mas toda essa evolução não seria possível sem o trabalho duro, realizado diariamente, pelas pessoas que fazem o DOL e entregam o melhor para os leitores do portal e usuários dos nossos perfis em rede. Sem modéstia, estamos de parabéns pelo trabalho, todos nós”, orgulha-se.

Camilo Centeno: "Estamos de parabéns pelo trabalho realizado"
📷 Camilo Centeno: "Estamos de parabéns pelo trabalho realizado" |Celso Rodrigues/Diário do Pará

As declarações de Centeno têm base nos números que o portal tem atingido, que apontam um crescimento que extrapola o interesse local e segue conquistando públicos para além das fronteiras, aproveitando o universo digital em expansão num Brasil cada vez mais conectado.

Como raiz da informação, o DOL também está presente nas redes, onde ganha engajamento e chega a mais gente por meio de texto, áudio, vídeos e artes gráficas. Os números são robustos e indicam uma média de engajamento mensal de 3 milhões de usuários e um alcance total de um bilhão de pessoas, em 2022. Atualmente, o portal tem 707 mil seguidores no Facebook, 335 mil no Instagram, 84 mil no Twitter e 217 mil inscritos no Youtube.

MAIS INFORMAÇÕES, NOVOS PRODUTOS

Esse resulto tem relação direta com os conteúdos multimídias criados ao longo desses 13 anos, com destaque para reportagens e participação de influenciadores no que tem sido publicado no portal. São destaques nessa diversificação o DOLPLAY e DOLCAST, as plataformas de vídeos e de áudio com notícias variadas que vão dos assuntos dos mais “quente” do dia, passando por esporte, música, dicas de gastronomia, saúde, cultura e entretenimento.

Outra vertente que o DOL abrage são as matérias patrocinadas, que visam atender um nicho de mercado crescente com um trabalho baseado na transparência entre as empresas clientes do portal e o público leitor. Com aos “conteúdos de marca” as empresas evidenciam ações e reforçam a presença aproveitando o enorme e diversificado público do portal. Os conteúdos produzidos são também postados em feed e stories nas redes sociais com o link para a matéria publicada no portal.

Mauro Neto explica que o DOL também cria conteúdos específicos para grandes e pequenas empresas ajudando a impulsionar ações e produtos, como também auxiliar na captação de novos clientes e na fixação da marca desses empreendimentos. “É o que chamamos de DOLMULTI com a produção de projetos multiplataformas, direcionados e nada convencionais”, detalha. O editor-executivo

Atualmente, o DOL possui mais de 70 editorias com os mais variados assuntos e chega a publicar mais de 100 conteúdos diariamente. Além do volume, o portal preza também pela qualidade, tendo o mais completo conteúdo jornalístico do Norte do Brasil, sendo parceiro exclusivo no Pará do GOOGLE e do UOL. Tudo isso está associado a uma maneira própria de comunicar, que busca ser leve, agradável e divertida.

DOL CARAJÁS

Há dois anos, o DOL ganhou um reforço importante para alcançar uma região cada vez mais relevante econômica, política e culturalmente para o Estado: o Sudeste paraense. É com essa perspectica que surge o portal de notícias DOL Carajás. Os números do site também confirmam a consolidação do portal como um dos mais lidos no Pará e até mesmo em todo o Brasil. O DOL Carajás chegou no último mês de agosto ao total de 19.667.982, ou quase 20 milhões de acessos, um número extraordinário levando-se em consideração, o tempo de criação do portal: dois anos.

A média de acessos mensais é de 786.719, sendo o portal mais acessado do sul e sudeste paraense. Para se ter uma ideia, o segundo colocado na região tem uma média mensal de 270 mil acessos. Os dados são do Google Analytics, sistema de monitoramento do Google que acompanha os acessos dos portais de notícias nacionais e internacionais.

Outro destaque foi no mês de maio de 2023. Foram 2.872.631 visualizações durante o período de 1º a 30 de abril de 2023, quase 3 milhões. A média de acessos mensais também cresceu consideravelmente. Em janeiro deste ano, a média era de 602.459 acessos em média por mês. Agora esse número também aumentou, são 786.719, crescimento de 30,58%.

Outro crescimento expressivo é nas redes sociais. Somente no Instagram, o número de seguidores subiu de 7.246 em novembro de 2022 para 13.574 em setembro de 2023, 87,33% de crescimento. O número é mais relevante porque não se usa nenhum tipo de engajamento comprado, o número de seguidores é orgânico.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias