Três pescadores despareceram no último domingo (10) em São Caetano de Odivelas, município localizado na região do Salgado, no Nordeste do Pará, a aproximadamente 100 quilômetros de Belém, quando saíram para pescar em um barco emprestado.
Bastante conhecidos na região, os pecadores apelidados de Cocó, Caiçara e Canta Galo teriam saído para pescar no final da tarde.
As buscas começaram no dia do desaparecimento. Segundo o Secretário de Defesa Civil de São Caetano de Odivelas, Hamilton Costa, nenhum dos pescadores foram encontrados até agora. A DC está ajudando nos suprimentos e apoio logístico da procura.
As buscas estão sendo feitas pelo Grupamento Fluvial do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Capitania dos Portos e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP). Esse já é o 6º dia de operação.
A Economia do município é a pesca
É importante lembrar que a pesca é uma prática comum em São Caetano de Odivelas, chamando a atenção devido à variedade de espécies e atraindo pescadores do Brasil inteiro para a região do Salgado paraense.
População dando apoio
A Defesa Civil também nos informou que as autoridades estão sendo ajudadas pela população, que em barcos particulares procuram pelos desaparecidos.
Buscas
As buscas desta sexa-feira (15) encerraram por volta das 17h, e recomeçam amanhã (16), às 7h.
Assessoria do Corpo de Bombeiros contradiz a Defesa Civil
O DOL solicitou uma nota na tarde de ontem para o Corpo de Bombeiros, que enviou duas informações que não correspondiam ao que havia sido previamente apurado. Na quinta-feira (14), o primeiro comunicado informava que um corpo havia sido achado e encaminhado para a perícia. Na tarde desta sexta-feira (15), a assessoria da enviou uma nova informação, dizendo que dois dos pescadores já haviam sido encontrados na segunda-feira (11), sendo que um deles já estava sem vida. A Defesa Civil do município não confirma o resgate nem que houve corpo encontrado e reitera que as buscas permanecem, tendo sido suspensas no fim da tarde de hoje.
Confira as duas notas na íntegra:
1ª - 14/09:
Boa tarde,
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informam que foram acionados para buscas a um idoso desaparecido. O corpo foi encontrado no dia 11 de setembro e encaminhado para perícia.
Atenciosamente, Ascom CBMPA.
2ª - 15/09:
Boa tarde, retificando
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informam que um dos pescadores foi localizado com vida e um corpo foi encontrado pelo Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF) no dia 11 de setembro e encaminhado para perícia. As buscas pelo terceiro homem desaparecido continuam. O trabalho tem apoio da Capitania dos Portos e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP).
Atenciosamente, Ascom CBMPA.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar