plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FICANDO ATRÁS SÓ DE MANAUS

Belém será a 2ª cidade que mais sofrerá com calor extremo

O levantamento feito pela ONG Carbonplan mostra que a capital paraense sofrerá calor extremo durante muitos dias do ano, ultrapassando diversas vezes os 32º. Belém será a segunda cidade do Brasil que mais será afetada pelo calor extremo.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém será a 2ª cidade que mais sofrerá com calor extremo camera O uso de sombrinhas será necessário para evitar o sol quente. | Marcelo Seabra/Agência Pará

Que Belém é quente, isso os paraenses já estão carecas de saber. No entanto, nos últimos anos a capital vem recebendo uma onda de calor intensa que tem desafiado a resistência de todos. O calor, quase insuportável, traz consigo uma série de desafios para a vida cotidiana e o bem-estar de seus habitantes.

VEJA TAMBÉM:

Eventos extremos: calor de 50 graus, ciclones, enchentes

E de acordo com estudos climáticos, todo esse calor vai piorar ainda mais. Um levantamento realizado pela ONG Carbonplan, em parceria com o jornal norte-americano Whashington post, aponta que as cidades do mundo todo terão picos de alta temperatura cada vez mais frequentes. Belém está entre as que mais sofrerão com o aquecimento.

A pesquisa prevê que até 2050, mais de cinco bilhões de pessoas irão encarar o calor extremo um mês por ano.

Analisando o Brasil, Belém será a segunda cidade do país que sofrerá mais calor, perdendo apenas para Manaus (AM), de acordo com o levantamento.

Ainda segundo o estudo, a capital paraense terá o maior número de dias por ano de calor extremo, que é considerado quando um local supera a temperatura de 32° Celsius.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) são necessários alguns cuidados para aguentar tanto calor e impedir que problemas de saúde sejam adquiridos pela exposição à alta temperatura. Confira abaixo:

Mantenha sua casa fresca

Tente manter a temperatura abaixo de 32°C durante o dia e 24°C à noite, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde crônicos;

Use o ar noturno para resfriar sua casa, abrindo janelas e persianas durante a noite;

Reduza a carga de calor interna fechando janelas expostas ao sol, desligando dispositivos elétricos e pendurando cortinas.

Evite o calor

Procure os lugares mais frescos da casa, especialmente à noite;

Se a sua casa não estiver fresca, passe algumas horas por dia em locais com ar-condicionado, como edifícios públicos;

Evite sair durante as horas mais quentes do dia e atividades físicas extenuantes.

Mantenha-se hidratado e fresco

Tome banhos frios e use compressas frias para aliviar o calor;

Vista roupas leves e largas, incluindo chapéu e óculos de sol;

Beba água regularmente e evite álcool e cafeína, que contribuem para desidratação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias