plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES SINJOR-PA 2023

Oposição impugna 14 membros da chapa Sempre na Luta 

A chapa “Renova Sinjor", encabeçada pelo jornalista Evandro Corrêa, afirma que atual presidente do Sinjor e da chapa “Sempre na Luta”, Vito Gemaque, exerce cargo público de chefia na Prefeitura de Belém, o que, segundo a denúncia apresentada, o tornaria inelegível.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Oposição impugna 14 membros da chapa Sempre na Luta  camera Evando Correa (blusa preta) encabeça chapa de oposição Vito Gemaque (blusa cinza), atual presidente do Sinjor e pede sua inelegibidade por ele ter cargo de chefia na Prefeitura de Belém, o que vai contra o estatuto do sindicato. | Reprodução

Faltam menos de dois meses para a eleição do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-Pa), onde as chapas e candidaturas concorrerão à nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comissão de Ética e Liberdade de Expressão para o triênio 2023-2026.

O prazo para os pedidos de impugnações aos registros das candidaturas, ou seja, a contestação das candidaturas dos concorrentes, que devem preencher alguns requisitos para disputar as eleições com aptidão, terminou na tarde do sábado (23).

Na ocasião, as duas chapas concorrentes, a “Renova Sinjor", representada por Evandro Corrêa e a "Sempre na Luta", representada por Vito Gemaque, apresentaram pedidos de impugnação contra os adversários, segundo Enize Vidigal, presidente da comissão eleitoral do Sinjor-Pa.

De acordo com Enize, “a comissão tem o prazo de 24 horas para remeter as impugnações ao conhecimento dos interessados e eles terão cinco dias de prazo para se manifestar”, ressaltando que a comissão vai analisar os pedidos apenas após o prazo definido pelo Estatuto do Sinjor.

CARGO PÚBLICO

A chapa “Renova Sinjor" apresentou 14 impugnações contra a chapa concorrente, que será avaliada dentro do prazo estabelecido pelo estatuto, assim como os pedidos da chapa “Sempre na Luta”. De acordo com o pedido de impugnação da Renova Sinjor, três membros da chapa "Sempre na Luta" atualmente exercem função de direção em órgãos públicos, inclusive o atual presidente, Vito Gemaque, que - segundo o pedido - exerce função de direção, em cargo de chefia na SEJEL, o que é vedado pelo Estatuto do Sinjor e por isso estaria, segundo a Renova Sinjor. inelegível.

Ainda segundo o pedido de impugnação da Renova Sinjor, outra situação é especificamente contra uma candidata que não comprovou o tempo de sindicalização requerido estatutariamente. As demais foram em face de candidatos que exercerem atividade empresarial, nos termos do art. 966, do código civil, o que é expressamente vedado pelo Artigo 37 do Estatuto do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará.

Enize Vidigal enfatiza que o sindicato ainda não teve acesso ao teor das impugnações de ambas as chapas.

Procurado pela reportagem do DOL via aplicativo de mensagem, o atual presidente Vito Gemaque não obteve retorno sobre o teor da denúncia de que estaria inelegível por ocupar cargo de chefia na Prefeitura de Belém. Em sua resposta, vito se limitou a fazer denúncias infundadas contra a RBA e outros veículos de comunicação por estarem dando transparência ao pleito. Segundo Vito Gemaque, "a Chapa Sempre na Luta ainda não teve acesso a qualquer acusação, por isso não podemos comentar algo sem saber do que se trata e sem nos defendermos perante a Comissão Eleitoral. Entretanto, os jornalistas do Pará já perceberam que o Grupo RBA e os outros veículos de comunicação do Estado, sob a organização do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão (SERTEP), estão por trás da chapa de oposição Renova Sinjor e desses constantes ataques ao sindicato, à Comissão Eleitoral e à nossa chapa. Querem ganhar o sindicato dos trabalhadores a todo custo. Os jornalistas do Pará não vão deixar e continuarão na luta."

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias