O mês de setembro marca uma importante campanha mundial: o Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental.
Esse é um tema que ganha cada vez mais relevância, não apenas nas esferas individuais, mas também nas organizações, onde grande parte das pessoas passa a maior parte do tempo.
É necessário que as empresas direcionem esforços para a saúde mental de colaboradores, reconhecendo que o bem-estar emocional é um ativo valioso para o sucesso de qualquer negócio.
A pressão do ambiente de trabalho, prazos apertados e metas desafiadoras tornam o ambiente empresarial ainda mais estressante. Nesse contexto, cuidar da saúde mental dos funcionários não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente de gestão.
Além disso, as empresas que promovem um ambiente de trabalho positivo tendem a atrair e reter talentos de forma mais eficaz.
A psicóloga Rebeca Barbosa, Psicóloga Clínica e Organizacional e Diretora de Eventos da ABRH-PA destaca que é importante as empresas contarem com um RH coordenado por psicólogos para que a saúde mental de todos seja um ponto importante para a cultura da empresa. “Nem todas as empresas tem um RH estruturado e com condições de atender seus colaboradores, pois nem todos são regidos por psicólogos. Contudo a área que cuida de pessoas dentro de uma organização precisa ter um olhar mais atento aos colaboradores e uma escuta mais humanizada, que possa ouvir, orientar e direcionar aos cuidados devido. Esse é o mínimo que uma organização pode favorecer para o colaborador, pelo bem-estar físico e emocional. Eu creio que somente a partir do bem estar emocional, ou seja, da saúde mental dos colaboradores é que as empresas conseguiram atingir os resultados esperados”.
A importância da saúde mental nas empresas será um dos temas em destaque no 18º Congresso de Gente e Gestão (18º CGG), realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos no Pará (ABRH-PA).
O evento reunirá líderes, gestores de recursos humanos, especialistas e profissionais de diversas áreas para discutir e compartilhar as melhores práticas no campo da gestão de pessoas.
O 18º Congresso de Gente e Gestão da ABRH-PA, com o tema “Da Amazônia para o Mundo – Conectando Pessoas e Negócios”, busca ressaltar a união entre os temas mais atuais sobre gestão de pessoas nas empresas e o desenvolvimento da região amazônica, principalmente neste período em que se aproxima a COP 30.
O 18º ocorrerá no Hotel Gran Mercure, nos dias 1º e 2 de dezembro de 2023. Em dois dias de congresso, serão cerca de 30 palestras: 6 palestras magnas, mais de 20h de conteúdo com especialistas nacionais e locais que multiplicarão conhecimento para mais de 5 mil pessoas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar