plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRABALHO

Pará está entre os 10 estados que mais criam empregos

Estado gerou quase 7 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em agosto e, no ano, abriu mais de 42 mil novas vagas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará está entre os 10 estados que mais criam empregos camera Balanço do Ministério do Trabalho destacou o saldo positivo de empregos no Estado | FOTO: IRENE ALMEIDA

O Pará mantém saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Foram 6.903 postos de trabalhos formais, no comparativo entre admitidos e desligados, que colocam o Estado entre os 10 melhores resultados do país. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

E mostram que, à exemplo de julho, todos os setores econômicos de atividades apresentaram crescimento na geração de empregos formais, com destaque para a construção com um saldo positivo de 2.713 postos de trabalhos, seguido pelo setor de serviços (1.594 vagas formais); comércio (1.187); indústria (1.179 postos de trabalho); e agropecuária com saldo positivo de 230 vagas.

LEIA TAMBÉM:

O resultado do mercado de trabalho paraense é analisado todos os meses pelo Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda.

TRABALHO FORMAL

Os dados do Caged consideram apenas os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não inclui as ocupações informais. Com isso, não são comparáveis com os números do desemprego, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Os números do Caged são informados pelas empresas privadas. Já os do IBGE são obtidos por meio de pesquisa domiciliar, e abrangem também o setor informal da economia.

A região Norte gerou saldo positivo de 17.852 postos de trabalho em agosto: Pará com saldo positivo de 6.903 postos de trabalhos, Amazonas (4.553); Tocantins (2.331); Rondônia com saldo positivo de 1.939; Amapá com 989 vagas; Roraima com 689 postos; e Acre com saldo de 448 vagas.

Quer ficar por dentro de mais notícias de concursos e empregos? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

No acumulado deste ano – de janeiro a agosto - todos os setores econômicos no Pará apresentaram crescimento nas contratações com carteira assinada, sendo serviços com 15.565 vagas; construção (11.979); indústria (7.708); comércio com saldo positivo de 5.281 postos de trabalho; e agropecuária com 1.820 vagas, totalizando 42.357 novas vagas criadas.

PARA ENTENDER

saldo positivo em 12 meses

O estudo mostra ainda que em todo o Pará, no Balanço acumulado dos últimos 12 meses o saldo também é positivo, com 33.381 postos de trabalhos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias