plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ASTRONOMIA

Eclipse solar poderá ser visto totalmente no Pará

São Félix do Xingu é um dos melhores locais do Brasil para ver fenômeno amanhã (14). Em Belém, UFPA terá ponto de observação

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Eclipse solar poderá ser visto totalmente no Pará camera Jorge Castiñeira informa que a UFPA irá promover observação do fenômeno neste sábado | (Celso Rodrigues)

No sábado (14), ocorrerá o chamado eclipse solar anular, um dos eventos astronômicos mais esperados do ano. O fenômeno ocorre quando o Sol pode ser visto na forma de um anel ao redor da sombra da Lua. O fenômeno poderá ser observado em todo país, porém os locais que terão a melhor visão estão na região Norte e Nordeste do Brasil, como em Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA). Nas outras regiões do país ele será um eclipse parcial.

O professor de física e coordenador do Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA/UFPA), Jorge Castiñeiras, explica que o próximo eclipse solar é chamado de anular em razão do alinhamento da Lua entre a Terra e o Sol que forma uma espécie de “anel de fogo” ao redor da Lua no momento máximo do eclipse.

Quer saber mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

“O eclipse solar é quando a Lua está alinhada com o sol e a terra e ela fica no meio. Então, o disco da lua passa na frente do disco solar. Nesse caso, o tamanho da lua e do sol aparente no céu muda ao longo do ano, por conta que a órbita da terra e da lua não são exatamente circunferências, são elipses”, exemplifica.

Conteúdos relacionados

“O eclipse vai aparecer no momento que o tamanho aparente da lua é um pouco menor que o tamanho aparente do sol. Nesse eclipse ela é incapaz de cobrir completamente o disco solar. Dependendo da posição, como em São Félix do Xingu, vai dar para ver perfeitamente os anéis”, descreve. A observação de um eclipse lunar depende muito de fatores climáticos, ou seja, é preciso que o céu esteja sem muita nebulosidade, informa o professor Jorge Castiñeiras.

CUIDADOS

Jorge Castiñeiras ressalta que um eclipse solar só pode ser observado com um filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. O professor alerta a quem for observar o fenômeno que não olhe diretamente para o Sol, nem mesmo durante um eclipse. “Olhar direto para o sol pode causar danos sérios nos olhos”, afirma. “Para observar o eclipse, o ideal é usar óculos específicos para observação ou filtros de solda número 14. É possível ainda ver o eclipse de forma indireta, através de câmaras escuras feitas em casa com caixas de papelão ou caixas de sapato.

Observação

Pontos

- O Núcleo de Astronomia (Nastro) da UFPA, vai promover uma observação do fenômeno, a partir das 14h, na Orla da Universidade Federal do Pará, R. Augusto Corrêa, 01 - Guamá, Belém, Pará. Também serão promovidas observações astronômicas no Calçadão do Pedral, em São Félix do Xingu, Pará. A ação será aberta para o público em geral. Nastro vai disponibilizar vários telescópios para que o público possa obter experiências diferenciadas durante a ação. Ao longo de toda a realização da atividade, bolsistas e colaboradores do núcleo farão a monitoração dos participantes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias