plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
OPORTUNIDADE

Belém deve ter 4.600 vagas temporárias de emprego

Segundo o Dieese, a expectativa é de criação de 10% mais vagas do que no mesmo período do ano passado (outubro, novembro e dezembro), com destaque para os setores de Comércio e Serviços.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém deve ter 4.600 vagas temporárias de emprego camera Maurício Façanha, proprietário de restaurante, começou com as contratações temporárias antes do Círio de Nazaré | (Foto: Celso Rodrigues/Dário do Pará)

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a geração de cerca de 470 mil vagas temporárias no país, no 4° trimestre de 2023 (outubro, novembro e dezembro). De acordo com a associação, o panorama representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. A maioria das contratações deve ser puxada pelo setor da Indústria (55%), seguidos pelos de Serviços (30%) e Comércio (15%).

A projeção da associação depende de um cenário positivo da economia. Para impulsionar a abertura de vagas temporárias no período, o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu, destaca alguns fatores como a estabilidade do dólar, que pode ajudar as indústrias que produzem para exportação; o aumento da importação chinesa; bem como a diminuição dos juros.

“Acreditamos que, se o cenário for favorável, as indústrias podem acelerar suas contratações para atender a alta demanda de consumo do período, devido às datas sazonais como Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, afirma.

Conteúdos relacionados:

O presidente da associação avalia que o mercado de trabalho brasileiro encontra-se em uma trajetória favorável, caracterizada pelo aumento da empregabilidade e de efetivações celetistas. A Asserttem destacou uma alta na taxa de efetivação média dos temporários, que passou de 20% para 22% neste último trimestre do ano.

“Vivemos uma realidade de falta de mão de obra qualificada. Assim, quando a empresa encontra este profissional, ela o efetiva. E, consequentemente, verificamos um aumento da empregabilidade ao invés da contratação de temporários”.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

REGIONAL

No estado do Pará a expectativa também é positiva. Conforme pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pa), a maioria dos setores, com destaque para os de Comércio e Serviços, aponta para um melhor cenário na promoção de oportunidades de trabalho, inclusive retomando o nível pré-pandemia. As estimativas do Dieese Pará são de que cerca de 4.600 pessoas possam ser contratadas temporariamente na Região Metropolitana de Belém (RMB). Um saldo de 10% a mais que o mesmo

período do ano passado.

O empresário Maurício Façanha, proprietário de um restaurante situado no bairro do Umarizal, em Belém, começou com as contratações temporárias antes do Círio de Nazaré, já prevendo o aumento das demandas de atendimento. O restaurante que já contava com 32 funcionários no quadro funcional, contou com o apoio de mais seis trabalhadores temporários.

“Dois desses seis contratados temporariamente devem ser efetivados. A gente acaba enxergando essas contratações como oportunidades porque não temos só o restaurante, então eles podem ser realocados para outros negócios dentro do grupo. Então quando alguém se destaca, a gente acaba efetivando”, ressalta.

Segundo ele, a tendência agora é observar o movimento pós-Círio e, conforme for, iniciar outras contratações temporárias no início de dezembro, um mês de festas e férias que pode

render positivamente.

O supervisor técnico do Dieese Pará, Everson Costa, avalia que o Brasil está numa retomada econômica, mas que ainda sofre com os efeitos da pandemia. No entanto, mesmo com a conjuntura desafiadora, as estimativas podem ir muito além.

“Não estamos falando só de uma oportunidade de emprego temporário, mas sobre a entrada de pessoas no mercado de trabalho, principalmente de maneira legal, com carteira assinada. Então a gente espera que essa movimentação de final de ano possa ir para além das contratações temporárias e efetivar muita gente”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias