Distantes apenas 11 dias da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada no próximo dia 5 de novembro, muitos alunos se preparam para o principal meio de entrada em universidades públicas de ensino superior. Porém, uma dúvida paira pela cabeça de vários candidatos: faltando menos de duas semanas para o exame, ainda dá para estudar?
Conversamos com o professor de Geografia Rômulo Leonardo, que tem mais de dez anos de experiência na preparação de alunos em Belém e Região Metropolitana para a prova. O educador mencionou que o candidato pode e deve estudar, porém, de forma específica.
"Neste momento, a única forma de estudo que este aluno deve buscar é a resolução de questões modelo Enem. O candidato pode treinar todas as áreas do conhecimento sem sombra de dúvidas, por meio de simulados presenciais e on-line, o importante é praticar agora, para que na hora da prova tudo saia corretamente", disse.
Conteúdo relacionado
- Enem: Aulão gratuito de preparação será realizado em Belém
- Inscrições para o Enem Pará 2.0 estão abertas
- "Enem Pará 2.0" vai preparar alunos para o Exame Nacional
Fazer a redação primeiro ou deixar para depois?
A prova do dia 5 de novembro vai abranger as áreas de redação, linguagens e códigos e ciências humanas e suas tecnologias. Muitos alunos têm dúvidas sobre por onde devem começar a fazer o exame. Rômulo pondera que a decisão é pessoal, mas que, o foco total deve ser a redação, já que é como se fosse uma prova à parte, justamente por não ser compreendida pelo pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é a metodologia aplicada nas provas e atribui um valor diferente para as questões do exame.
"O aluno tem que manter o foco na Redação, com textos com temas de relevância social, pois ao contrário das outras áreas do conhecimento avaliadas no Enem, a nota da redação não é compreendida pela TRI (teoria de resposta ao item), então o resultado obtido pelo candidato é absoluto", explica.
"Conforme realiza simulados e treina para o Enem, o estudante deve montar uma estratégia pessoal para o dia da prova, de acordo com o que ele acredita que funciona melhor para o seu rendimento. Pode começar pela área do conhecimento que se sente mais confortável ou resolver as mais difíceis primeiro", completa.
Quer saber mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Particularidades à parte, olho no tempo!
Por mais que o candidato tenha suas particularidades na hora de fazer o exame, é fundamental estar de olho no tempo da prova e pôr em prática a estratégia adotada durante os meses/anos de preparação.
'Cada aluno tem uma particularidade na hora da prova, tem uns que gostam de começar o 1° dia de prova pela redação, respeitando o tempo e sendo ágil, outros gostam de partir para a resolução das 90 questões. O importante é que cada aluno consiga respeitar o tempo da prova de 5 horas e 30 minutos", finaliza.
DOL no ENEM
O DOL no Enem é um projeto do portal DOL para ajudar os alunos com dicas importantes nessa semana que antecede a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Todos os dias, teremos conteúdos para, de alguma forma, ajudar o estudante que ainda está em dúvida sobre alguns aspectos do teste.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar