plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ESPECIAL DOL NO ENEM

Fique de olho! Aulões dão dicas e macetes para prova do Enem

Na última semana de preparação, os famosos "aulões" podem ser uma boa alternativa para os alunos que estão fechando os últimos ajustes para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Imagem ilustrativa da notícia Fique de olho! Aulões dão dicas e macetes para prova do Enem camera O segundo conteúdo da série sobre o Enem destaca importância dos aulões no preparo dos estudantes | Thiago Sarame/DOL

Estudar, estudar e estudar! Esse tem sido o pensamento de muitos estudantes que vão prestar, nos próximos dias 5 e 12 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Algumas dúvidas ainda estão na cabeça dos candidatos. Não sobre o conteúdo em si, mas sobre o que fazer nesses últimos dias que antecedem a prova. Uma dica: os famosos "aulões" podem ser uma alternativa!

Pelo menos é o que destaca o professor de Química Murilo Lopes, que tem dez anos de experiência na preparação de estudantes para o Enem. Em uma conversa com o DOL, ele menciona que os "aulões" são uma possibilidade para o aluno aprender/aprimorar alguns "macetes" importantes para a prova.

"O candidato à prova do Enem tem a possibilidade de adquirir dicas e “macetes” preciosos nessa etapa final de aulas podendo dar um passo à frente na concorrência, de modo que esse método ajudará numa resolução mais rápida e eficaz de determinados itens do certame", pontua.

Murilo tem 10 anos de experiência na preparação de alunos para o Enem
📷 Murilo tem 10 anos de experiência na preparação de alunos para o Enem |Thiago Sarame/DOL

O equilíbrio é a chave!

Embora a proximidade do Enem demande muito descanso aos estudantes, mesclar entre uma boa relaxada e um dia produtivo de estudos é de suma importância. Porém, é necessário fazer do jeito certo, o professor por exemplo, sugere que o estudo deve ser baseado em resumos e, sobretudo, exercícios, muitos exercícios.

“Estudar com resumos teóricos e resolução de itens com certeza irá contribuir para um melhor rendimento na prova do Enem, desde que não ultrapasse o limite de tempo de um bom descanso. O mais indicado é que no sábado, dia antes da prova, até certa hora como por exemplo 12h, após esse tempo, relaxar a mente pode contribuir para um bom desempenho”, sugere.

“Utilizar os dois métodos virão a ser mais eficazes, pois o candidato pode receber conteúdos que foram estudados no início do ano, os quais, podem já terem sido esquecidos pelo aluno. Ou seja, participar de um aulão e em seguida reforçar-se em casa deve ser uma tarefa mais proveitosa nesse momento de reta final”, continua.

Olho nas provas anteriores!

Ele vai além, sugere que estudar assuntos de provas anteriores pode ser uma forma muito valiosa de se adaptar aos conteúdos e compreender os níveis de cada questão.

“Resolução de itens que já caíram em provas anteriores é importante, isso ajudará numa adaptação rápida em relação a conteúdos estudados, palavras não muito frequentes no cotidiano e principalmente na compreensão dos níveis de cada questão”, completa.

Fórmulas em 2º plano e questões mais fáceis

Por fim, Murilo acredita que o candidato deve ter atenção para alguns itens específicos na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para a parte de Química. Além disso, para ele, as fórmulas prontas devem ser deixadas em segundo plano e as questões mais fáceis devem ser prioridade.

“Na prova de Química, meu conselho é para não focar muito em fórmulas em se tratando de questões que envolvam cálculos, pois, em muitos casos, uma simples regra de três pode fornecer o caminho exato do que se pede. Iniciar pelas questões mais fáceis e não esquecer de conteúdos como: Cálculo Estequiométrico, Química Orgânica, Soluções, Química Ambiental, PH e Equilíbrio, assuntos recorrentes no Enem”, finaliza.

O professor dá dicas para quem quer se dar bem no exame
📷 O professor dá dicas para quem quer se dar bem no exame |Arquivo Pessoal

Quer saber mais de notícias Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

DOL no ENEM

O DOL no Enem é um projeto do portal DOL para ajudar os alunos com dicas importantes nessa semana que antecede a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Todos os dias, teremos conteúdos para, de alguma forma, ajudar o estudante que ainda está em dúvida sobre alguns aspectos do teste.

Leia o último conteúdo da série: "Ainda dá para estudar para o ENEM, professor explica!"

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias