plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
SEM ENROLAÇÃO

Enem: dicas práticas podem ser decisivas para aprovação

Faltam poucos dias para o Enem 2023! Este ano, houve aumento no número de inscrições e algumas dicas simples e práticas podem ser consideradas essenciais para alcançar a aprovação. Saiba mais!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Enem: dicas práticas podem ser decisivas para aprovação camera Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está batendo na porta. Nos dias 5 e 12 de novembro, milhares de estudantes do Brasil inteiro vão fazer a prova, em busca de uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Para alcançar este sonho, foram meses de preparação. Antes mesmo das inscrições para o Enem começarem, professores possuíam planejamentos de ensino prontos e métodos definidos para garantir o maior número de aprovações, já que as provas são longas e exigem muita atenção.

No primeiro dia, será testado o conhecimento sobre Linguagens, Ciências Humanas e a tão esperada Redação. Já no segundo domingo, a prova será de Ciências da Natureza e Matemática. Ao todo, serão cerca de 5 horas para cada dia de prova, com 45 questões objetivas para cada área do conhecimento, cinco para línguas estrangeiras e a Redação, que precisa ser dissertativa-argumentativa, respeitar as cinco competências e ter no máximo 30 linhas.

Enem: dicas práticas podem ser decisivas para aprovação
📷 |Divulgação

Para Adrienny Brisson, coordenadora de Ensino Médio do Sistema de Ensino Amazônia, em Ananindeua, “como a preparação para o Enem começa meses antes da avaliação, para o estudante ter bom desempenho no exame, é importante que ele saiba como equilibrar seus estudos entre as diversas matérias que serão abordadas na prova. Nos dias decisivos, o importante é focar na resolução de questões modelo ENEM, simulados presenciais ou online, onde o aluno vai criando uma maior familiaridade com os modelos de provas”, destaca.

Isto é fundamental, afinal a disputa será grande: este ano, cerca de 3,9 milhões de pessoas confirmaram suas inscrições para o exame. Este índice ajuda a mostrar que o Enem voltou a ser visto como uma grande chance de entrada em uma instituição de ensino superior e, consequentemente, da busca por um futuro melhor, apostando na educação. No Estado do Pará, este ano foram inscritas 229.179 pessoas, que irão disputar vagas tantos em instituições públicas de Ensino como também nas particulares.

O ENEM ESTÁ CHEGANDO, O QUE FAZER?

Assim como refazer as provas, dica apresentada por Adrienny Brisson, é importante cronometrar o tempo de resolução, o que ajuda a treinar para os dias de provas, que são cansativos. Muitas vezes, o tempo acaba sendo o maior inimigo, por isso é fundamental ter o controle das ações ao longo do período de prova.

Também é muito importante ler e estar atento aos assuntos da atualidade e dos últimos meses, o que ajuda com o conhecimento e também pode melhorar sua argumentação e deixá-lo mais tranquilo para a Redação. “Nesta reta final que antecede o Enem, é imprescindível que o aluno esteja seguro, se sentindo bem, saudável e com equilíbrio emocional. Somando a isso, é importante não desacelere, mas sim mantenha o ritmo de estudo, sempre com foco. A priori, foque naqueles assuntos que mais têm incidência no exame e treine muito a Redação, pois ela tem grande peso na nota da prova”, finaliza coordenadora de Ensino Médio do Sistema de Ensino Amazônia, em Ananindeua.

Sem enrolação, veja também outras dicas simples e práticas:

- Utilize aplicativos e ferramentas educacionais: além de revisar os conteúdos, existem diversos aplicativos e sites que podem ajudá-lo a explorar temas que ainda não dominou completamente. Vídeos educacionais no YouTube e em outras plataformas confiáveis também podem ser recursos valiosos para a preparação.

- Evite ampliar os estudos nos dias próximos ao Enem: nos últimos dias antes das provas, é aconselhável não aumentar a carga de estudos. Em vez disso, faça atividades de lazer moderadas, evitando excessos como consumo de álcool e comidas pesadas.

- Planeje com antecedência e esteja preparado! conheça o local de sua prova, determine o horário adequado para sair de casa, e organize os itens que levará consigo, como lanches e água. Pesquise as melhores opções de transporte disponíveis para o dia do exame e programe sua locomoção para chegar ao local sem contratempos.

Quer saber mais notícias sobre o Enem? Acesse nosso canal do Whatsapp.

- Mantenha o equilíbrio emocional e físico, sem cair nos extremos. Embora você tenha uma noção de como foi o primeiro dia de provas, evite transformar isso em uma pressão psicológica excessiva, seja para relaxar excessivamente, achando que a aprovação está garantida, ou para se sobrecarregar com preocupações, o que pode prejudicar sua concentração durante a prova.

- Priorize uma boa noite de sono na véspera do exame: ter uma noite de sono adequada é indispensável, não apenas para o descanso físico, mas também para a memória e o desempenho cognitivo durante o exame. Portanto, durma cedo e bem na noite anterior à prova.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias