A poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá no próximo domingo, 5, os estudantes em geral estão realizando uma maratona de preparação para a prova. A Secretaria de Educação do Pará (Seduc), por sua vez, realizará o terceiro aulão gratuito para alunos da rede pública nesta sexta-feira, 3.
“Nessa reta final, esse tipo de curso preparatório é extremamente relevante. Até o domingo, é necessário revisar estrategicamente os tópicos mais comuns das últimas provas, já que não é viável revisar todo o conteúdo por conta do tempo. Mas é possível focar em questões específicas de alta relevância para o exame”, destaca o professor Elesbão Duarte, que integra a equipe do cursinho da Seduc.
No primeiro dia do Enem, os estudantes serão avaliados em matérias relacionadas à linguagem, códigos e tecnologias, totalizando 45 perguntas. As ciências humanas e tecnologias também estão nesse primeiro momento, com 45 questões. Os alunos serão submetidos ainda a uma redação.
“Como temos poucos dias, não há muita coisa a se fazer. Portanto, é importante que esse vestibulando fique atento para não perder nenhuma oportunidade”, explica Duarte.
O professor aconselha ainda: “Um dia antes da prova é preciso estar tranquilo e relaxado, então às vésperas do exame, o estudante deve fazer aquilo que ele gosta, como ir ao cinema, ouvir música, estar com a família, criar programações que possam se distrair para que no dia da prova o aluno vá tranquilo, pois a prova do Enem é um processo extenso e cansativo”.
Conteúdos relacionados:
- "Enem Pará 2.0" vai preparar alunos para o Exame Nacional
- Horários: saiba quando chegar e sair das provas do Enem
- Enem: dicas práticas podem ser decisivas para aprovação
Juan Cleiton, 17, comenta que seu maior medo é o de não ser aprovado. O estudante tem se dedicado nos cursinhos gratuitos. “Já passei esse ano todo investindo meu tempo nos estudos. Se não for dessa vez, vou ter que repetir o processo inteiro, mas sei que vou passar”. Para ajudar nesse processo, Juan participa de todas as aulas preparatórias. “Tem me ajudado bastante”, diz.
Além do conteúdo, Juan tem revisado técnicas de resolução do exame. “A primeira coisa que faço é ler bastante noticiários para que eu possa ter embasamento para escrever minha redação e, com isso, faço um planejamento de como vou construir o meu texto. Depois vou para a área de humanas, que é o que tenho mais facilidade, e então, linguagens, sempre intercalando com a redação”.
Quer ler mais conteúdos sobre o Enem? Acesse nosso canal no Whatsapp
Já para Carlos Teixeira, 17, o momento é para aproveitar e relembrar o que foi aprendido. “Vou fazer a prova pela primeira vez e posso dizer que estou bem confiante, o que me dá um pouco mais de tranquilidade. Hoje estou aqui apenas para exercitar questões, temas, assuntos, que eu já sei. O resultado da minha participação no cursinho tem me deixado tranquilo, graças a Deus”, conclui.
A ação é coordenada pela Secretaria de Educação Estadual (Seduc) e direcionada aos alunos das escolas públicas, que têm a oportunidade de se inscrever sem custo através do link.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar