plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Pará lidera o número de queimadas no Brasil em 2023

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pará lidera o número de queimadas no Brasil, com um total de 31.119 focos de incêndio

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará lidera o número de queimadas no Brasil em 2023 camera O estado sofre com mais de 30 mil focos de incêndio | Valter Campanato/Agência Brasil

O Estado do Pará registrou o maior número de queimadas no Brasil durante o período de janeiro a outubro de 2023, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Um total de 31.119 focos de incêndio foi identificado, tornando-o um dos anos mais críticos em termos de incêndios florestais na região. Além disso, o estado enfrentou seu segundo pior mês de outubro em 25 anos, agravando ainda mais a situação.

Para especialistas em meio ambiente, as mudanças climáticas desempenharam um papel significativo no aumento da temperatura durante um período que normalmente é mais seco, tornando as condições propícias para a propagação do fogo em áreas de mata. Essa combinação de fatores criou um ambiente propício para incêndios de grande escala.

Conteúdo relacionado

Altamira em chamas

Na região sudoeste do estado, equipes de combate a incêndios foram mobilizadas com o objetivo de controlar a expansão das chamas em Altamira, que se tornou o município brasileiro com o maior número de focos de incêndio.

Principais causas

Uma das principais causas desses incêndios é o uso do fogo em áreas de mata para a renovação de pastagens, a limpeza de terrenos e, de maneira ilegal, o desmatamento da floresta. A situação é agravada pela seca severa que afeta a região.

Quer saber mais sobre notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Apoio do Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está empenhado em aumentar o número de brigadistas na área e também está utilizando drones para monitorar a extensão dos incêndios. Além disso, duas aeronaves estão sendo empregadas no combate aos incêndios, como parte dos esforços para conter essa crise ambiental no Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias