O Pará é o estado da Região Norte que mais contrata jovens aprendizes em 2023, de acordo com o estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pará) com base nos dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Ministério do Trabalho/Caged), divulgado ontem (06).
O estudo mostra ainda que no balanço acumulado deste ano (janeiro a setembro/2023), do total das 8.983 contratações formais de jovens aprendizes registradas em todo o Pará, cerca de 50,1% (4.501 jovens) foram do sexo masculino e cerca de 49,9% ( 4.482 jovens) foram do sexo feminino.
Ainda segundo as análises, também no balanço acumulado deste ano, todos os macro setores econômicos de atividades do Pará contrataram formalmente jovens aprendizes, com destaque para o setor Serviços, que foi responsável por 33,1% de todos os registros no estado com a admissão de 2.974 jovens.
Conteúdos relacionados:
- Governo prorroga prazo para emissão do "novo RG" no Pará
- Mercado de trabalho e a boa rede de relacionamento
Em seguida temos o setor Comércio, que foi responsável por 30,7% de todos os registros no estado, com a admissão de 2.759 jovens; setor da Indústria, responsável por 20,0% de todos os registros no Estado, com a admissão de 1.944 jovens. Com isso, os três importantes econômicos responderam por mais de 85,0% de todas as contratações formais de jovens aprendizes no Pará.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Os setores da Construção e da Agropecuária também contrataram jovens aprendizes, respondendo respectivamente por 12,1% dos registros, com a admissão de 1.087 jovens; e 2,4% dos registros no Estado, com a admissão de 219 jovens.
Os dados analisados mostram ainda que a Região Norte alcançou um total de 23.184 contratações formais de jovens aprendizes. No balanço acumulado deste ano, o Pará foi quem registrou a maior contratação de jovens aprendizes, respondendo ainda por quase 39,0% (8.983 jovens) de todas as contratações ocorridas na região. Na sequência vem o estado do Amazonas, que respondeu por cerca de 27,3% (6.321 jovens) de todas as contrações e o estado de Rondônia, que respondeu por 13,9% (3.216 jovens) das contrações.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar