A Agência de Transporte Metropolitano do Estado do Pará (Agtran), órgão responsável pela gestão do sistema BRT Metropolitano, realizou nesta terça (7) e quarta-feira (8), uma licitação na modalidade eletrônica para selecionar empresas para fornecer ônibus que serão utilizados no sistema troncal. Todo processo foi executado sob a transparência do site COMPRAS.GOV. No total, serão adquiridos 265 novos ônibus, com financiamento do projeto pelo Ministério das Cidades.
Conforme o edital, as empresas interessadas puderam fazer suas propostas pelo site desde o dia 23 de outubro. Nesta terça e quarta-feira, as propostas foram analisadas pela equipe da Agtran, que selecionou os lances de menor valor para a etapa seguinte da seleção, a habilitação dos quesitos técnicos e jurídicos da empresa.
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Licitação - O processo licitatório levou em consideração três lotes de veículos, sendo que todos os ônibus das frotas terão ar-condicionado e sistema de monitoramento de segurança.
“O Governo do Estado está comprando 265 ônibus, resultado de um dimensionamento que é feito através de estudos de longo prazo revisitados várias vezes até que o formato final que vai atender ao sistema metropolitano”, explica Cláudio Conde, diretor de planejamento do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), setor responsável pelo planejamento do sistema.
O maior dos lotes foi para a compra de 133 ônibus tipo convencional, a diesel, mas modelo Euro 6, que poluem 15 vezes menos do que os que rodam atualmente na Região Metropolitana de Belém. Esses vão rodar nos bairros de Ananindeua, Marituba e Benevides para transportar os passageiros até os terminais de integração de Ananindeua e Marituba.
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Outro lote específico foi para compra de 92 ônibus modelo Padron a diesel, com veículos maiores que os convencionais, para rodar nas caneletas do BRT. E um lote para compra de 40 ônibus elétricos, que poluem menos ainda que o modelo Euro 6. No pacote de compra dos ônibus elétricos serão adquiridos os carregadores, que ficarão localizados nas garagens dos ônibus nos terminais.
“O Estado está entrando com a mobilidade elétrica, através da compra de 40 ônibus elétricos, o que não só diversifica a matriz de combustíveis, como também ajuda da redução da emissão de gases poluentes. Os 40 ônibus elétricos poluem menos ainda que os "Euro 6". Fazendo uma comparação com a eletricidade que será gasta e o combustível, o ônibus elétrico é menos poluente que os convencionais. Estamos construindo em cada um dos terminais uma subestação de recarga”, explica ainda o diretor Cláudio Conde.
A Agtran ressalta que o referido processo licitatório dirige-se apenas a compra dos ônibus pelo Estado. Neste processo foi selecionada uma empresa que atendeu aos requisitos para compra do lote de ônibus convencionais. Para aquisição de ônibus tipo Padron e elétricos, será necessário realizar em breve uma nova licitação, pois as participantes não conseguiram se habilitar.
“Seguimos todos os trâmites necessários para realização do processo licitatório para compra dos ônibus que vão operar no sistema BRT, que diminuirá o tempo de viagem dos passageiros e levar mais conforto e segurança a população da região metropolitana de Belém. A ideia é estar com tudo pronto para começar a operar assim que as obras finalizarem, em 2024”, afirma o diretor-geral da Agtran, Eduardo Ribeiro.
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