Você sabia? O mês de novembro, também chamado de "Novembro Roxo", é dedicado à conscientização mundial sobre a prematuridade, para alertar a sociedade sobre os riscos e as formas de prevenir o nascimento antes do tempo adequado, bem como sobre os impactos do parto prematuro para o bebê, sua família e a comunidade.
Uma das metas do Novembro Roxo é propor ações para reduzir as taxas de prematuridade em toda rede de saúde do país e chamar atenção para o cuidado com esses recém-nascidos, também chamados de pré-termos.
Quando um bebê é prematuro?
Um bebê é chamado de prematuro quando vem ao mundo antes de completar 37 semanas de gravidez.Para se ter uma ideia, em 2022, o Pará totalizou 15.869 nascimentos prematuros (janeiro a dezembro).
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, “o crescimento das taxas mostra a necessidade de maior atenção na assistência pré-natal e na intervenção precoce, fortalecendo a saúde das mães e crianças paraenses e oportunizando um nascimento sadio”.
A realidade estadual reflete um problema nacional e global. O Brasil é o 10º país no ranking mundial de nascimentos prematuros e registra anualmente cerca de 340 mil bebês que nascem antes de completar 37 semanas de idade gestacional.
Quer mais notícias sobre saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp.
Gravidez na adolescência, ausência de pré-natal, doenças relacionadas à gestação e à desinformação são alguns dos principais motivos dos altos índices de parto prematuro no Brasil, segundo um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF/2021).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar