plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RECONHECIMENTO

MPPA recebe Selo Diamante em transparência pública

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) alcançou o índice de 96,52% em transparência pública e recebeu o selo Diamante entregue por meio de programa do Tribunal de Contas da União (TCU).

Imagem ilustrativa da notícia MPPA recebe Selo Diamante em transparência pública camera Ministério Público do Estado do Pará alcançou o ínidice de mais de 96% de transparência pública | Divulgação/MPPA

A transparência pública é uma das principais ferramentas utilizadas para a população poder ter acesso à informação de relevância para todos e, desta forma, conseguir estar a par do que ocorre dentro dos órgãos e demais entidades públicas.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) foi agraciado com o selo "Diamante" pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em virtude de seu notável desempenho na disponibilização de informações à sociedade.

A conquista é resultado de um índice de transparência de 96,52%, representando um aumento significativo de mais de 17% em comparação à avaliação realizada no ano de 2022, situando-se acima da média de 85,68% dos Ministérios Públicos de todo o Brasil.

CONTEÚDO RELACIONADO:

A divulgação da avaliação, que abrangeu mais de 8 mil portais públicos em todo o país, ocorreu nesta segunda-feira, 13 de novembro, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, durante o Seminário Transparência em Foco. Especialistas da área reuniram-se para debater os avanços e desafios relacionados à efetividade da disponibilização de dados públicos no Brasil.

O Radar de Transparência Pública, portal e ferramenta responsável por consolidar as informações, apresentou um panorama de avaliação de 8.045 portais públicos. De acordo com o relatório, o índice médio de transparência nacional é de 58%. O PNTP avaliou de 202 a 252 itens para compor o índice de transparência, e os portais que se destacaram receberam os selos Diamante, Ouro e Prata.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

"O selo Diamante ao Ministério Público do Pará, no Radar de Transparência Pública, testemunha o compromisso da nossa administração com os padrões exigidos pelas Cortes de Contas em todo o país, bem assim o TCU. Recebo com entusiasmo a notícia e renovo o engajamento do MPPA com as melhores práticas na administração pública. Estamos orgulhosos e honrados com mais essa conquista", destaca o PGJ César Mattar Jr.

Os dados completos estão acessíveis no site do Radar de Transparência Pública, onde é possível verificar o nível de transparência dos Poderes Executivos, Legislativos, Judiciário, Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas nas esferas federal, estadual e municipal, incluindo o Distrito Federal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias