A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), iniciou na manhã desta sexta-feira (1º), a operação “Festas Seguras”. A ação tem como objetivo reforçar o policiamento nos centros comerciais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e dos balneários no interior do Estado, durante as festas de fim de ano. Mais de 4 mil agentes de segurança, entre Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Guarda Municipal de Belém (GMB) estarão envolvidos na ação que segue até o próximo dia 08 de janeiro de 2024.
Nesse começo da operação, o fortalecimento será na área comercial da capital e outras que possuem centros lojistas como shoppings e galerias. “A operação tem esse condão de mais uma vez, levar a sociedade paraense a tranquilidade para fazer suas compras, sair para as confraternizações e retornar para seus lares com segurança. Não somente nos centros urbanos, mas também nas zonas rurais e nas vicinais das estradas estaduais e federais”, disse o secretário de segurança pública, em exercício, André Costa.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Segurança faz Pará subir em ranking da competitividade
- Comércio prevê abertura de 2,5 mil vagas de emprego no Pará
No segundo momento, as ações serão especificamente nas datas do natal e ano novo. Parte do efetivo será deslocado para os principais balneários do Estado (ilhas e praias). “Essa estratégia se demonstrou exitosa nos anos anteriores e vamos mantê-la. Mesmo com esse deslocamento, não há redução da capacidade operacional na capital, porque trabalhamos com pagamento de jornada extraordinária. Então, mesmo deslocando efetivo para o interior, conseguimos manter a qualidade do policiamento preventivo na cidade”, garante o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.
AÇÃO CONJUNTA
O delegado-geral da PC, Walter Rezende, também falou sobre a preparação do órgão para contribuir na operação. “Dentro da sua atribuição de polícia judiciária, vamos estar aptos a recepcionar todas as situações que chegarem às nossas unidades. Estamos reforçando o nosso contingente e serão cerca de 400 servidores, além do nosso efetivo cotidiano atuando principalmente nos grandes polos na região metropolitana. Com certeza, essa sintonia com todos os órgãos dará êxito ainda maior do que nos anos anteriores”, disse.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Já o Corpo de Bombeiros conta com um efetivo de 640 militares aplicados na operação. “Nosso serviço é a proteção balneária por guarda-vidas, reforçando ainda as unidades que cobrem como, por exemplo, Salinópolis, Mosqueiro e Bragança, localidades mais frequentadas e que será reforçada com cerca de 120 novos guarda-vidas. Também estaremos atuando no atendimento pré-hospitalar nas PA’s e BR’s, em um trabalho conjunto com o Detran e a Polícia Rodoviária Federal, para que possamos agir em acidentes que normalmente ocorrem nas vias”, revelou o coronel Benjó do CBMPA.
O secretário em exercício da Segup lembrou ainda que a população pode contribuir com o trabalho das forças de segurança. “Temos várias dicas de segurança nos sites e aplicativos de segurança pública, e que podem ser acessados livremente. Os manuais trazem dicas, principalmente, com relação ao celular e como fazer o registro de aparelhos furtados ou roubados. Outro ponto interessante é a utilização do 181, onde você garante o anonimato e pode denunciar pessoas, perigos iminentes ou crimes que tenham acontecido. Já no 190 é possível acionar com urgência as forças de segurança, caso esteja acontecendo algo naquele momento. Esse apoio é muito necessário e temos todos os canais disponíveis para fazer esse atendimento”, finalizou André Costa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar