Na noite desta segunda-feira (04), o Governador Helder Barbalho falou sobre os desafios do Estado do Pará no painel que discutiu o tema da agricultura regenerativa no Al Waha Theatre, na Expo City Dubai. Na ocasião, o Governador também anunciou que, no dia 8 de dezembro, ainda durante a COP 28, em Dubai, irá apresentar o Plano Estadual de Agricultura Regenerativa.
Helder Barbalho explicou os desafios que os produtores e o estado terão daqui pela frente, cujo objetivo principal, é aliar preservação ambiental com a geração de alimentos, seja na agricultura ou na pecuária.
"Nós temos trabalhado para conciliar a agenda de produção da floresta, com produção regenerativa que possa recompor áreas, conciliando, portanto, a vocação produtiva, gerando alimentos com preservação ambiental. Esse é o contexto ideal para que nós possamos fazer a integração pecuária, lavoura e floresta. Hoje estivemos aqui apresentando os desafios do Estado do Pará no processo de regeneração de 140 mil hectares envolvendo 4 mil famílias fortemente voltadas à agricultura familiar para integrar mais gente, envolver mais produtores e é claro, fazer mais chamamentos, para que o financiamento climático possa colaborar com a assistência técnica, com segurança jurídica, com apoiamento para que esses produtores possam ter capacidade de serem competitivos e com isso poderemos fazer a intensificação produtiva tanto da agricultura, quanto da pecuária", explicou o governador do Pará.
A estratégia do estado, segundo o governador, é fazer uma espécie de transição do uso do solo para aproveitar uma das grandes vocações do estado, que é a produção com responsabilidade.
"É a estratégia da transição do uso do solo, valorizando a floresta viva e aquilo que já está antropizado, buscar reflorestamento, mas também por outro lado, não abrir mão do papel de produção alimentar que faz uma grande vocação no nosso estado. Portanto é essa conciliação, demonstrando que é possível produzir alimentos sem derrubar nenhuma árvore sequer, buscando intensificação de produção, seja de grão, da pecuária, e por outro lado fazer com que a floresta viva tenha valor e consequentemente nós poderemos fazer a composição das estratégias econômicas fazendo florestas compor dentre as grandes vocações do Pará", continua.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Por fim, Helder destacou a experiência valiosa que está sendo adquirida nesta COP 28, em Dubai. o Governador revelou que terá um importante encontro com o presidente da COP, o sultão Al Jaber, buscando entender melhor as particularidades do evento, para utilizá-las no planejamento da COP 30, em Belém.
"Amanhã eu terei um importante encontro com o presidente da COP, onde nós estaremos avançando nas parcerias de Dubai à Belém. A experiência que eles possuem, e o legado que essa COP deixa para Dubai, e as parcerias para que a gente possa fazer também um grande evento, com as nossas realidades e peculiaridades, mas sobretudo, buscar parcerias para nos levar a fazer a mais extraordinária COP de todos os tempos, quando teremos a oportunidade de fazer a COP na Amazônia, com gente que vai conhecer a Amazônia com os pés no chão, e acima de tudo, trazer a floresta para o centro das discussões e soluções ambientais", conclui.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar