Em dezembro deste ano, Belém será a capital nacional da qualidade jornalística, com a realização do I Qualijor Amazônia. Simpósio Nacional sobre Qualidade Jornalística, de 05 a 07/12, na Faculdade de Comunicação (Facom), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento busca reunir profissionais, pesquisadores e empreendedores do jornalismo, principalmente da Amazônia.
“O simpósio será um espaço de debate sobre meios e práticas do fazer jornalístico e a promoção da qualidade na produção, na gestão e na distribuição da informação jornalística no cenário desafiante da região amazônica”, explica a coordenadora do evento, profa. Ana Prado, da Facom/UFPA.
De acordo com a professora Ana, a Amazônia é uma região que é palco de questões fundamentais como ambiente, extração ilegal de madeira, ocupação ilegal de territórios indígenas, contaminação de rios e de lagos, extração mineral, grandes projetos de geração de energia que atingem ribeirinhos e comunidades quilombolas, além de tantos outros problemas como, por exemplo, as mudanças climáticas, temáticas que desafiam a cobertura jornalística na e sobre a região.
Esses e outros assuntos serão debatidos no I Qualijor tendo como pano de fundo o jornalismo como campo de tensionamento entre as forças políticas que disputam a atenção do público. O evento está organizado por meio de mesas-redondas, conferências e grupos de trabalhos, com a presença de pesquisadores e profissionais amazônidas e do resto do país.
O I Qualijor recebeu apoio financeiro da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - Fapespa e do Parque de Ciência e Tecnológica (PCT/Guamá). As inscrições para o simpósio seguem até 30/11/2023 e podem ser realizadas no site oficial: https://qualijor-amazonia14.webnode.page/lista-de-precos/. Ou no dia da abertura, no local do encontro. As atividades serão realizadas no Auditório Setorial Básico, no campus da UFPA Básico.
Confira a programação:
Dia 1 – terça, 5 de dezembro
- 8h30 às 09h20: Credenciamento e recepção dos participantes –
- 09h30 às 10h00: Solenidade de abertura – Auditório Setorial Básico
- 10h15 Conferência 1 – Práticas profissionais e qualidade das mídias em sociedades divididas - Prof. Dr. Danilo Rothberg (Unesp/SP).:
- 12h15-14h00: intervalo para almoço
- 14h30-16h00: Mesa 1 – Desafios amazônicos para combater adesinformação, com a jornalista Viviane Tavares (Intervozes) ,Giovana Tiziani (Coordenadora Geral de Promoção da Diversidade e Pluralismo (CGDP/Governo Federal).
- 16h: Pausa para o café
- 16h20: Mesa 2 – Rotinas produtivas, constrangimentos e a questão da qualidade no jornalismo diário.Jornalistas Enize Vidigal (Ex-O Liberal), Anderson Araújo (DOL), Valéria Martins (G1/PA), Nara Bandeira (SBT/PA).
- 18h: Abertural cultural do evento e coquetel – Ná Figueiredo
Dia 2 – quarta, 6 de dezembro (carga horária: 13 horas)
- 08h30 – 12h00: Painéis – Grupos de Trabalho: Pesquisas em jornalismo dos programas de graduação e pós-graduação da Amazônia:apresentação de trabalhos por estudantes e pesquisadores.
- 14h00-16h00: Mesa 3 – Sustentabilidade e desafios dos meios independentes na Amazônia. Jornalistas Catarina Barbosa (Portal Samaúma), Clayton Nobre (Casa Ninja Amazônia), Marina Menezes (Nexo
- Jornal).
- 16h00- 16h15: Pausa para o café 16h15- 18h30: Conferência 2 - Desafios para a transparência e a prestação de contas da mídia nacional: Profa. Dra.Rafiza Varão (UNB).
Dia 3 – quinta, 7 de dezembro (carga horária: 9 horas)
- 08h30- 11h30: Mesa 4 - Comunicação científica na Amazônia, com a jornalista Joice Santos (Museu Paraense Emílio Goeldi), Kelvin Souza (Instituto Evandro Chagas), Profa. Ma Tatiana Ferreira. Dra. Ivana Oliveira
- 12h00 – 14h – Intervalo para almoço.
- 14h30- 16h30: Colóquio 4 - Índice de credibilidade jornalística, um desafio para a inovação e a qualidade no jornalismo brasileiro. Professores Josenildo Luiz Guerra (UFS) e Rogério Christofoletti (UFSC)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar