A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), mantém nesta sexta-feira, 29, a oferta de vacina contra a Covid-19 e a Influenza na capital, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de 8h às 17h. Os postos só estarão fechados a partir de sábado, 30, em virtude do feriado de Ano Novo. O atendimento volta ao normal na terça-feira, 2.
Outros pontos extras de vacinação e shoppings, na capital e nos distritos, estarão vacinando nos dias 29 e 30, de 10h às 17h, como estratégia complementar. Após o feriado, o serviço será retomado, de 2 à 15 de janeiro de 2024, com exceção dos domingos.
Conteúdo Relacionado:
- Doenças respiratórias causam alerta no final de ano
- Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023
- Previna-se para celebrar as festas de fim de ano com saúde
- Brasil é o país com mais casos de dengue no mundo
- Covid: OMS classifica cepa JN.1 como 'variante de interesse'
Nas UBSs, estão disponíveis os imunizantes correspondentes à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Pfizer Bivalente; as vacinas monovalentes contra a covid (Pfizer baby, pediátrica e adultos); além das vacinas que fazem parte do calendário de rotina para a atualização da caderneta de vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) esclarece que as síndromes gripais são infecções sazonais que têm aumento de incidência na Região Norte durante o período mais chuvoso do ano, entre os meses de novembro e maio. Inclusive, por causa dessa especificidade climática, o Ministério as Saúde (MS) antecipara a realização da Campanha de Vacinação contra a Influenza nessa região para novembro. No restante do país, a campanha seguirá realizada nos meses de abril e maio.
Quer mais notícias sobre saúde? Entre em nosso canal no WhatsApp
A campanha de vacinação com a vacina bivalente, que protege contra a covid-19, teve início em Belém no dia 7 de dezembro. Nos primeiros dois meses de 2024, as campanhas serão intensificadas, contando com a parceria de universidades e shoppings. Também haverá o reforço da prevenção com o aumento do número de equipes do programa Família Mais Saudável, que irão atuar em todos os distritos administrativos da capital paraense.
CLIMA
- As mesmas condições do clima, que levam à maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, aliadas às festas de fim de ano, são situações que propiciam o aumento também do número de casos de Covid-19. Isso inclusive foi observado pela Sesma nas últimas duas semanas. A maioria dos casos são quadros leves ou mesmo assintomáticos.
- A Sesma ressalta que em relação à vacinação contra a Covid, hoje não se leva em consideração o número de doses tomadas, mas o dia da última dose. Isso porque, especialmente entre os idosos, a proteção reduz a partir do sexto mês. Por isso a necessidade de fazer o reforço da imunização.
- Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Sesma orienta que façam o reforço com a vacina bivalente as pessoas a partir de 60 anos e as imunossuprimidas a partir dos 12 anos, desde que haja um intervalo de seis meses após a última dose, mesmo que já se tenha tomado a bivalente uma vez. A Sesma informa que nenhuma dose deve ser administrada em pessoas que apresentem síndrome gripal, independentemente do tipo ou do fabricante.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar