A coleta de lixo em Belém tem sido um grande desafio ao longo dos anos, mas isso está prestes a mudar. Uma licitação está prestes a ser aprovada e irá facilitar a limpeza de ruas e a vida de moradores da capital paraense.
Após um extenso processo, a licitação promovida pela Prefeitura Municipal está próxima de sua conclusão. O prazo para recursos, inicialmente previsto até 28 de dezembro, foi estendido até 2 de janeiro para abranger as festas de fim de ano. A concessão será realizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com um consórcio de empresas, já que a autorização para a licitação foi assinada pelo prefeito Edmilson em junho de 2023.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Processo licitatório para coleta de lixo termina este ano
- Diversos pontos de Belém estão tomados por lixos e entulhos
Após a formalização do contrato, a Prefeitura irá montar uma força-tarefa para a limpeza da cidade. Uma das inovações mais significativas da nova gestão de limpeza pública em Belém será a instalação de 19 ecopontos destinados à coleta de entulhos, distribuídos pelos diversos distritos da cidade.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Em entrevista, o prefeito Edmilson Rodrigues reconheceu a limpeza urbana como um dos principais desafios e enfatizou a importância da conclusão da licitação para uma revolução na política municipal e metropolitana de limpeza urbana.
"Isso significa ampliar de 2% para 20% em dois anos a coleta seletiva e, portanto, a reciclagem de resíduos sólidos. Além disso, a implantação de 19 ecopontos permitirá a coleta de entulhos de forma cooperativa, gerando emprego e renda. Essas iniciativas contribuirão significativamente para a melhoria da qualidade de vida em Belém e para a preservação do ambiente. Estamos comprometidos em implementar lixeiras modernas nas praças, contêineres novos e equipamentos avançados, como caçambas extremamente modernas, que reduzirão o impacto na saúde dos trabalhadores de limpeza, além de possibilitar o descarte de resíduos sólidos utilizando técnicas modernas e ambientalmente sustentáveis. Isso criará as condições para que Belém se destaque como referência metropolitana na gestão urbana e tratamento de resíduos", afirmou Edmilson.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar