Movimento tem sido intenso nos locais que oferecem a vacina contra as duas doenças
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), retornou essa semana com as campanhas de vacinação contra a Covid-19 e a Influenza (gripe). Para atender a demanda de público que tem sido registrada nos últimos dias, a gestão ampliou o número de pontos de vacinação. Agora, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), outras instituições parceiras como shopping centers estão complementando a estratégia de aplicação dos imunizantes.
Na manhã de ontem (3), a UBS de Fátima registrou movimento intenso na sua sala de vacinação desde as primeiras horas do dia. A fila de pessoas em busca das vacinas era grande e, em sua maioria, formada por pessoas consideradas do público de risco como idosos e crianças. De acordo com os servidores do local, a chamada sobre a importância de se vacinar fez com que a demanda aumentasse dia após dia.
Conteúdo Relacionado:
- Vacinas seguem disponíveis em Belém; veja os locais!
- Vacina contra a Covid se torna obrigatória para as crianças
- Brasil ainda enfrenta desconfiança sobre vacinação
A aposenta Maria das Graças Cordeiro, 75, enfrentou a longa fila para conseguir se imunizar. “Sem dúvidas, essas últimas notícias preocupam e a gente não pode ficar desprotegida nesse momento. Mesmo com toda a demora, valeu a pena vir se vacinar e ficar mais tranquila com relação a essas doenças que são bem graves”, disse.
No Shopping Pátio Belém, um dos pontos parceiros da prefeitura na campanha, a busca pelos imunizantes também foi grande. Quem foi lá precisou ter paciência, já que a fila de espera também era grande no horário da manhã. “Eu achei que não teria tanta gente, mas não há outro jeito. É preciso se vacinar e se proteger mais. Graças a Deus a população parece estar entendo, por isso os postos lotados”, observou Sandra Suely, 62.
De acordo com a técnica de imunizações da Sesma, Andreya Passinho, cerca de 800 imunizantes estão sendo aplicados diariamente nesse ponto de vacinação. “Desde quando iniciou a campanha nesses pontos extras, a procura está bem grande. No final da tarde, a gente sempre está pedindo reposição de vacina para atender todo mundo”, contou.
Quer mais notícias sobre saúde? Entre em nosso canal no WhatsApp
A técnica lembra que, devido à grande demanda, é preciso que a população tenha paciência no atendimento. “Precisamos fazer o reforço de profissionais e hoje contamos com voluntários e também servidores da Sesma para dar conta de receber todo mundo. Mas a gente sempre pede por essa paciência, porque é muita gente e também temos que organizar as prioridades das prioridades, o que acaba levando um pouquinho mais de tempo”, esclarece.
Onde se vacinar
- Os imunizantes contra a Covid-19 e a Influenza estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 17h.
- Nos pontos instalados nos shopping centers da capital (Pátio Belém, Bosque Grão-Pará e It Center), o funcionamento é das 10h às 17h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar