A partir da próxima semana, todos os estados brasileiros devem começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá a carteira de Registro Geral (RG), usada atualmente. Inicialmente, o prazo do governo federal era até o dia 6 de novembro, mas foi adiado para 11 de janeiro de 2024.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, 17 estados e o Distrito Federal já começaram a emitir o novo documento, sendo que cerca de 3 milhões de brasileiros já estão com a nova identidade. O objetivo é que a nova carteira dê mais segurança e mobilidade para os brasileiros.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Governo prorroga prazo para emissão do "novo RG" no Pará
- Nova carteira de identidade não terá sexo e será inclusiva
A CIN será emitida tanto na versão em papel quanto na digital, assim, o usuário poderá usar o documento no celular.
O que muda na nova carteira de identidade?
A CIN comprime todas as informações em um único documento, sendo o CPF (Cadastro de Pessoa Física) o principal número de registro e de padrão único. Assim, a possibilidade de duplicação ou golpes é reduzida e o cidadão tem mais segurança.
Além disso, a nova carteira terá um QR Code, que permitirá que seja verificado a validade do documento, podendo ver se ele foi roubado ou perdido.
Assim, caso você seja roubada, é só ir à delegacia, informar o crime e o documento será "bloqueado" e as chances de fraudes com o seu nome é reduzido. Outro ponto, é que caso a pessoa mude de estado, o número da carteira segue o mesmo.
A nova CIN também tem um campo para o nome social. Na versão digital, outros documentos podem ser incluídos, como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), título de eleitor e outros.
Como tirar a nova identidade?
Cada estado está divulgando as especificidades para tirar o documento, mas, as regras gerais são a apresentação de certidão de nascimento ou casamento e CPF. Crianças e adolescentes menores de 18 anos devem ser acompanhados por um responsável.
O prazo de renovação é de 5 anos para crianças até 11 anos; para pessoas com idades de 12 a 59 será 10 anos e para maiores de 60 anos é indeterminada.
A primeira emissão do documento é gratuita, a partir da segunda via será cobrado uma taxa.
Quando começa a ser emitida no Pará?
Aqui no Pará, a nova carteira de identidade ainda não começou a ser emitida. Mas, de acordo com a Polícia Civil do Estado, a nova CIN será lançada este mês, assim como a emissão delas.
"A Polícia Civil informa que a emissão das novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) iniciará após o lançamento que ocorrerá ainda neste mês", afirmou a nota.
Vale ressaltar, que o prazo do governo para que os estados comecem a emitir o documento é até o dia 11 de janeiro de 2024.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar