A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) irá ofertar 1.135 vagas em cursos de graduação na edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas serão distribuídas em 42 cursos nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu.

As inscrições iniciam dia 22 e seguem até o dia 25 de janeiro no Portal Único de Acesso a Educação Superior em acessounico.mec.gov.br/sisu. Para se inscrever o candidato deverá ter feito o Enem 2023 e não ter zerado a prova de redação. O candidato também não deve ter realizado o exame como treineiro (candidato que não concluiu o Ensino Médio, mas realizou a prova para autoavaliação).

Novidade

Neste ano, o Sisu terá mudança em relação a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Todos os candidatos inscritos nessa modalidade serão classificados conforme o seu desempenho no Enem 2023 e concorrerão primeiramente as vagas de ampla concorrência, senão classificados, irão concorrer as vagas destinadas a Lei de Cotas conforme o seu perfil socioeconômico.

Conteúdos relacionados:

Das 1.135 vagas ofertadas este ano, 420 serão para ampla concorrência, 709 destinadas as cotas e 6 vagas serão para ações afirmativas da universidade. Para saber a divisão das vagas para cada curso é necessário acessar o termo de adesão ao Sisu.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp 

Em 2024, a Ufra continuará adotando como ação afirmativa o bônus de 10% na média final do Enem, destinada aos candidatos inscritos para os cursos dos campi do interior. O bônus se aplica exclusivamente aos cursos ofertados nos campi de Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. Para obter a bonificação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio no Pará e residir no estado, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba. A Ufra também terá reserva de vagas para candidatos autodeclarados surdos no curso de Letras-Libras no campus Belém.

MAIS ACESSADAS