A água é um recurso essencial e indispensável na vida e rotina de todas as pessoas. Nas grandes cidades, como Belém, boa parte do abastecimento de água é fornecido pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que atende parte da capital e região metropolitana, assim como outros municípios do Estado.
Em Belém, a Cosanpa anunciou que vai iniciar, na próxima segunda-feira (22), uma ação de substituição de hidrômetros de consumidores que moram na capital paraense. Ao todo, na primeira etapa do serviço, deverão ser substituídos cerca de 30 mil equipamentos em 27 bairros.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Cosanpa apresenta plano para investir pelos próximos 20 anos
- Cosanpa alerta sobre golpe da conta d'água. Leia a coluna RD
De acordo com a companhia, a troca é gratuita e vai possibilitar a redução de perdas na rede de distribuição de água e a ampliação da capacidade de detecção de vazamentos internos dos imóveis.
O hidrômetro é responsável por medir com precisão o volume de água consumido dentro de um imóvel. Ele entra em atividade sempre que uma saída de água é acionada (ex.: torneira, chuveiro ou descarga) ou quando há um consumo não intencional, gerados por vazamentos na encanação do imóvel.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
A troca de hidrômetros integra uma série de investimentos que buscam melhorar a rede de distribuição da água, trazendo benefícios para os clientes e para a empresa. “A substituição ou instalação de nossos hidrômetros é prática comum entre companhia de saneamento. É uma ferramenta contra o desperdício de água e a forma mais justa de medir o consumo de um imóvel, até porque os hidrômetros implantados possuem selo do Inmetro”, explica a engenheira sanitarista da Cosanpa, Tatiana Costa.
“A substituição dos hidrômetros também atende outros requisitos como limite do tempo de uso e condições de conservação”, pontua a profissional, que atua como subcoordenadora de Obras e Projetos do Programa de Desenvolvimento de Saneamento do Pará, na Cosanpa.
BAIRROS AFETADOS
De acordo com o planejamento da Cosanpa, a substituição dos hidrômetros será feita ao longo dos próximos seis meses em residências localizadas nos seguintes bairros:
- Cidade Velha
- Campina
- Reduto
- Nazaré
- Jurunas
- Batista Campos
- Umarizal
- Guamá
- Cremação
- Condor
- Pedreira
- Fátima
- Marco
- São Brás
- Canudos
- Terra Firme
- Universitário
- Souza
- Curió-Utinga
- Telégrafo
- Sacramenta
- Miramar
- Barreiro
- Maracangalha
- Val-de-Cans
- Marambaia
- Castanheira
Segundo a Cosanpa, o serviço de substituição será realizado por funcionários identificados com uniforme e crachá da companhia, seguindo um cronograma por áreas que será informado nos canais oficiais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar