Uma escola, muitos sonhos. O poder transformador da educação é capaz de mudar realidades para sempre, afinal, “é no conhecimento que existe uma chance de libertação”, como disse Leandro Karnal, escritor, historiador e professor brasileiro.
A Escola Estadual de Ensino Médio Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, coleciona não somente sonhadores, mas conquistadores, por mais um ano consecutivo; reflexo de uma educação pública de qualidade.
Quer ver mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Desta vez, superando a si mesma, a escola contabilizou mais de 200 alunos com notas 700 ou maior na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que disponibilizou as notas na última terça-feira (16).
Com notas que chegam a 980, a escada principal do prédio, simbólica por registrar os alunos com suas notas excelentes no Enem por seguidos anos, ficou pequena: mais da metade do corpo discente segurava suas plaquinhas cheios de orgulho e emoção.
O projeto da professora de língua portuguesa e redação, Ione Franco, intitulado “Construção e reconstrução do texto”, existe há oito anos e, desta vez, levou um número de alunos equivalente a oito salas de aula a comemorar pontuações memoráveis entre as escolas públicas do Estado.
O fruto do projeto:
A professora Ione, muito amada por todos os alunos que cruzaram seu caminho, explica sobre o sentimento de ver, mais uma vez, centenas de vidas e sonhos que chegaram lá, resultado que é fruto de um trabalho conjunto recompensador, ainda que árduo.
Eles fizeram história!
Alguns dos alunos, que representam tantos outros, também contam sobre as suas experiências com a escola, e fazem questão de ressaltar o apoio psicoemocional, e atividades extras que contribuíram para o repertório sociocultural de cada um na hora do exame.
Julianna Lopes obteve a pontuação 980 na redação e busca cursar Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Já Letícia Amador, que alcançou a nota de 960, deseja cursar Medicina na Universidade do Estado do Pará (UEPA) ou Nutrição na UFPA.
Guilherme Alves, que alcançou a nota de 980 na redação, também espera cursar Direito na UFPA. O caso dele, como de muitos outros, retrata uma realidade ainda mais empolgante: a nota de corte, somada com as demais áreas, chega a 833,03, uma pontuação que vai muito além da redação e mostra a tão sonhada aprovação cada vez mais perto.
Joana Silva, que também alcançou a impressionante nota de 980 na redação, sonha em cursar Medicina na UEPA ou UFPA.
O resultado também é consequência dos investimentos estaduais em educação, uma das prioridades da gestão atual, como explica o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares. “Acompanhei a comemoração das notas altas chegando de todo o Estado, especialmente as da sempre exitosa escola Albanízia, que tem se superado ano após ano. Em 2023, ano da educação no Pará, realizamos investimentos fundamentais para garantir que nossos estudantes tenham todas as ferramentas necessárias para alcançar novos patamares, com o Prepara Pará, aulas de reforço, aulões, cursinhos preparatórios, entre inúmeras outras ações importantes, mas nada disso seria suficiente sem o trabalho incansável dos nossos professores e equipes escolares, que fazem a diferença na ponta, no chão da escola. Os bons resultados dos nossos estudantes do Enem marcam um grande avanço na educação paraense, tenho certeza de que vamos ser o estado que mais cresce em educação no Brasil! Parabéns a todos os nossos jovens”.
O diretor da escola, Jorge Theo, que atua há dez anos no local, também ressalta o orgulho pela superação no trabalho realizado.
“No começo do projeto, foi bem tímido, foram resultados menores, mas aqueles cinco ou seis alunos motivaram os outros que foram chegando e hoje estamos nesta dimensão de mais de 200 alunos com aprovações de 700+ nas notas da redação. Nós estamos nos realizando com essas notas e só agradecemos todo o trabalho da equipe maravilhosa da escola Albanízia e, principalmente, o apoio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC). Hoje é um momento de contemplação, fruto do trabalho de toda uma equipe, e esses meninos acreditam na escola pública e no nosso trabalho. É uma soma de tudo”, ressaltou.
A Dirigente Regional de Ensino - Belém 08, Geovania Paiva, que acompanha a escola desde 2019, é testemunha da realização dos sonhos que a escola proporciona. “O sentimento é ver o sonho realizado, ver no rostinho de cada aluno que ele conseguiu, superou e agora é um vencedor. Nós acreditamos no poder transformador da educação, sabemos que, pela educação, nós vamos trilhar caminhos que, às vezes, nem conseguimos ter a dimensão de onde iremos chegar e que eles levarão na bagagem os frutos de um ensino público de qualidade, e defender que a escola pública tem qualidade. Quando acreditamos no aluno, quando eles acreditam no projeto da escola, a fusão resulta em sucesso”, finaliza.
Para os alunos, além da comemoração de concluir o ensino médio com boas notas no Enem, fica a expectativa para o tão esperado e sonhado listão das universidades públicas, e apesar de todo o futuro que ainda será construído, reina um sentimento condutor das esperanças: é apenas o começo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar