Neste Sábado, 20 de Janeiro, é celebrado o Dia Nacional do Farmacêutico, uma comemoração ao ano de 1941, quando foi instituído em homenagem à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 1916. No entanto, no estado do Pará, é uma data ainda mais especial, pois pela primeira vez é comemorado o Dia Estadual do Farmacêutico.
A iniciativa para estabelecer o Dia Estadual do Farmacêutico, foi da frente parlamentar em defesa da assistência farmacêutica no estado do Pará, na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA). A frente teve como objetivo lutar por melhores salários e condições de trabalho para os profissionais farmacêuticos do estado, sendo sancionada pelo Governador Helder Barbalho.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Gripados e grávidas podem tomar vacina contra Influenza?
- Campanha Janeiro Branco alerta sobre saúde metal e emocional
Além desses avanços, em uma eleição disputada em 10 de novembro de 2023, o Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Pará elegeu sua primeira diretoria feminina para o biênio 2024/2025, um marco histórico na trajetória do conselho. O CRF foi criado pelo Conselho Federal de Farmácia em 1961 e é conhecido como CRF-1, por ter sido o primeiro Conselho Regional implantado no país.
Para a Dra. Jorgete Carneiro, vice-presidente do CRF-PA, o Dia Estadual do Farmacêutico é de grande importância para a sociedade paraense: "O momento foi escolhido para homenagear os profissionais Farmacêuticos em respeito e reconhecimento pelos trabalhos prestados à sociedade, nossa profissão é norteada por princípios éticos científicos e humanos, somos um dos profissionais de saúde mais acessíveis a população, somos cuidadores e guardiões da saúde da população", disse.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Dra. Carneiro também enfatizou a diversidade de áreas de atuação dos farmacêuticos, como a indústria farmacêutica, hospitais, farmácia clínica e entre outras. "O profissional Farmacêutico tem um conhecimento abrangente que visa garantir a proteção, promoção e, principalmente, recuperação da saúde, é o profissional que deve conciliar seus conhecimentos técnico científicos com empatia e oferecer o melhor acolhimento cuidado ao paciente".
Ao ser questionada sobre conselhos para quem deseja seguir a profissão de farmacêutico, a Dra. Jorgete destaca que, com foco e determinação, é possível atuar em quase 100 áreas. Ela ressalta o crescimento constante da profissão e destaca a importância de atuar com ética e respeito, garantindo um caminho de sucesso.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar