O Carnaval é um período aguardado por muita gente que se diverte e também aproveita para relaxar. Porém, a segurança com e estrutura de eventos e cuidados para brincar com responsabilidade são necessários.
Com a proximidade do Carnaval, entre os dias 5 e 13 de fevereiro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pará (CREA-PA) vai reforçar as operações de fiscalização em estruturas metálicas, geradores, sonorização, trios elétricos e rotas de fuga dos eventos durante a temporada carnavalesca.
As ações de fiscalização terão ainda a verificação dos responsáveis técnicos e as respectivas anotações de responsabilidades técnicas, para garantia da efetiva participação dos profissionais na segurança dos brincantes.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Adriana Falconeri é reeleita presidente do CREA-PA
- CREA PARÁ propõe criação de Grupo de Trabalho (GT) da COP 30 do Sistema Confea/Crea e Mútua
De acordo com o gerente de fiscalização do CREA-PA, Kleber Souza dos Santos, as ações serão realizadas nos locais dos eventos, com a solicitação de documentos e informações complementares de instituições envolvidas, como as secretarias municipais responsáveis pela organização e o Corpo de Bombeiros Militar, responsável pela fiscalização.
“Os municípios que são abrangidos por nossas inspetorias e com agentes fiscais presentes com o processo de fiscalização prévia já foi iniciado, prosseguindo na semana anterior ao evento de carnaval para verificação e autenticidade da documentação apresentada”, garante.
Carnaval seguro
A fiscalização do CREA-PA não se limita à Região Metropolitana, abrangendo também o interior do Pará, como explicou Kleber Santos. “Fiscalizamos todos os eventos, com uma programação definida para a Região Metropolitana e o interior, assegurando que estejam em conformidade com as normas da engenharia”, enfatizou.
Além de Belém, as ações serão intensificadas nos municípios de Ananindeua, Altamira, Castanhal, Capanema, Itaituba, Marabá, Monte Alegre, Oriximiná, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém e Alter do Chão, Tucuruí, Xinguara, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Abaetetuba, Primavera, São João de Pirabas, Quatipuru, Salinópolis, Santarém Novo, Peixe-Boi, Curuçá, Marapanim, São João da Ponta, Tracuateua, Bragança, Augusto Corrêa, Viseu, Benevides, Santa Bárbara e Distrito de Mosqueiro, Santa Isabel do Pará, Marituba, Vitória do Xingu, Anapú, Senador José Porfírio, Terra Santa, Faro, Rurópolis e Placas.
Preservando vidas
Ações prévias já foram iniciadas e serão continuadas pela equipe de fiscalização do CREA-PA, intensificando presencialmente no período de 5 a 9 de fevereiro nos municípios supracitados. Na cidade de Salinópolis, a ação será estendida durante todo o período do Carnaval: “Estamos levantando informações técnicas pertinentes dos demais municípios, podendo ainda ser incluídos na programação de fiscalização do carnaval 2024”, assegura Kleber dos Santos.
Para a presidente do CREA-PA, a engenheira civil Adriana Falconeri, o objetivo da ação é averiguar a participação do responsável técnico pelas montagens provisórias do Carnaval. “Essas operações visam, sobretudo, garantir a segurança dos foliões e guardar vidas durante essa festa que envolve milhares de pessoas. São dezenas de serviços envolvidos, desde banheiros químicos, sonorização, arquibancadas, projetos contra incêndio, entre outros. Iremos cobrar a presença do engenheiro responsável e também a emissão das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), além de incentivar a contratação dos nossos profissionais”, explicou.
Acompanhe mais
Instagram: @crea_pa
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar