O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) abriu na manhã da última segunda-feira (29), as inscrições ao Programa Social CNH Pai D’égua, que tem o objetivo de garantir a emissão da Carteira Nacional de Habilitação totalmente gratuita para pessoas de baixa renda. As inscrições podem ser feitas de forma online, pelo site do programa, ou presencialmente, até o próximo dia 7, em três carretas itinerantes disponibilizadas pelo órgão estadual.
Não há taxa de inscrição. Os interessados precisam apenas apresentar toda a documentação prevista no edital como RG, CPF, comprovante de residência, registro no CadÚnico e certidão de conclusão de ensino fundamental.
A expectativa do Detran é selecionar 60 mil beneficiados pelo programa, sendo 20 mil na capital e mais 40 mil no restante do estado. A expectativa é de que a lista com os selecionados seja divulgada após o período do Carnaval. Os beneficiários terão acesso a um passaporte para realizar gratuitamente todo o processo para a emissão da CNH. Vale ressaltar que o documento terá registro de permissão para o motorista que tiver o interesse de exercer uma atividade remunerada.
Conteúdos relacionados:
Ao se inscrever, o interessado vai passar por uma triagem, onde será avaliado se aquela pessoa atende aos requisitos determinados pelo programa, conforme explica Renata Coelho, diretora geral do Detran.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
“É o maior programa de habilitação do Brasil. Nesse primeiro momento, você se inscreve e, posteriormente, vamos selecionar aquelas pessoas que estão dentro dos requisitos. A terceira é a matrícula, onde a pessoa vai ter acesso para tirar a CNH totalmente gratuita. Todas as taxas do Detran serão isentas, exames de clínica, autoescola, tudo que o cidadão paga vai ser gratuito”, destaca.
PÚBLICO
Com o sonho de adquirir um veículo próprio, a manicure Kassia Santos, 25, estava entre as dezenas de pessoas que buscaram o atendimento presencial na carreta itinerante do Detran. “Vai dar para trabalhar com moto e carro de aplicativo, o que ajuda muito. Acho uma iniciativa muito boa. Tenho uma filha pequena. Agora ela vai conseguir estudar, porque tendo uma CNH posso trabalhar da forma que eu quiser. É maravilhoso para a gente que precisa”, afirma Kassia, que é moradora do Bengui.
Já o auxiliar de pedreiro Valmir Nascimento, 41, espera há muito tempo pela oportunidade de tirar a CNH. “Vi que é uma oportunidade bem vantajosa e estou aproveitando para tentar conseguir a carteira. Já queria há muito tempo, mas devido ao financeiro ainda não tinha conseguido. É uma boa iniciativa para pessoas de baixa renda”, declara.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar