plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONTEÚDO EXCLUSIVO

Carnaval de Belém: passado e presente da folia paraense

Ao longo de quase um século de história, o carnaval de Belém se transformou em mais do que uma festividade: é um símbolo de resistência que tenta honrar o legado de anos de glórias.

Imagem ilustrativa da notícia Carnaval de Belém: passado e presente da folia paraense camera Desfiles de Carnaval na Aldeia Cabana são o principal símbolo do Carnaval de Belém nos dias atuais | João Gomes/Agência Belém

Rancho Não Posso me Amofiná, Quem São Eles, Bole-Bole, Império Pedreirense, Piratas da Batucada… Estes são nomes familiares para quem conhece o mínimo sobre o Carnaval de Belém.

As escolas de samba, na secular história carnavalesca da capital paraense, não são bem uma novidade, mas moldaram a trajetória da folia na Cidade das Mangueiras ao ponto de hoje serem símbolo de resistência e representatividade do Carnaval de Belém.

CONTEÚDO RELACIONADO:

E o começo da história do Carnaval na capital do Pará se mistura ao próprio desenvolvimento da cidade de Belém. De acordo com o historiador e escritor Alfredo Oliveira, a festa carnavalesca em terras belenenses remonta ao fim do século 19, com a transição entre as manifestações culturais tipicamente portuguesas para as comemorações mais refinadas e modernas em clubes sociais e nas ruas, como bailes e blocos.

“Práticas culturais arcaicas ou primitivas foram substituídas por outras consideradas mais elegantes e modernas. As novas práticas carnavalescas substituíram as antigas formas do entrudo português (festa popular realizada nos três dias antes do início da Quaresma, em que os brincantes lançavam uns nos outros farinha, baldes de água, limões de cheiro e luvas cheias de areia). Essas novas práticas misturavam influências culturais vindas do sudeste e nordeste do país, como os clubes carnavalescos, os bailes populares, os blocos de sujos e mascarados, com manifestações locais, como os cordões de roceiros, pretinhos e marujos”, explica.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Foi a partir da influência do expoente Carnaval carioca, além do próprio papel da imprensa da época — a qual enalteceu os novíssimos bailes sociais carnavalescos e blocos famosos — que ocorreu a chegada das escolas de samba na capital paraense.

A ORIGEM DAS ESCOLAS DE SAMBA DE BELÉM

Apenas uma década separa a invenção das escolas de samba no Rio de Janeiro e em Belém. Em 1934, surge a primeira delas — e mais longeva até então — na Cidade das Mangueiras, mais precisamente no bairro do Jurunas: o Rancho Não Posso me Amofiná.

Nos anos que sucederam a fundação do Rancho, muitas outras escolas de samba foram criadas em Belém: Tá Feio (Umarizal, 1935-1942), Escola Mixta de Carnaval (Umarizal, 1936-1948) e Escola de Samba Uzinense (Cremação, 1937-1949). Quando estas agremiações encerraram suas atividades, foram substituídas por outras quase que imediatamente, dando origem à Quem São Eles (Umarizal, 1946), à Maracatu do Subúrbio (Pedreira, 1951 — hoje conhecida como Império Pedreirense) e à Boêmios da Campina (Campina, 1952).

Desfile do Rancho Não Posso me Amofiná em 1985: a escola de samba mais antiga de Belém segue sendo uma das principais do Carnaval paraense
📷 Desfile do Rancho Não Posso me Amofiná em 1985: a escola de samba mais antiga de Belém segue sendo uma das principais do Carnaval paraense |Reprodução/Acervo

Os anos seguintes foram considerados a “era de ouro” do Carnaval de Belém, em especial entre as décadas de 70 e 80. Com a criação de mais agremiações, apoio de escolas de samba cariocas e nível elevado de prestígio, a folia belenense chegou a ser reconhecida como o 3º maior Carnaval do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

O CARNAVAL DE BELÉM HOJE EM DIA

O presente do Carnaval de Belém tem a difícil missão de manter o nível dos anos de glória e prestígio de outrora. Muitas das escolas de samba que viveram o passado permanecem e se tornaram símbolos de resistência e representatividade do próprio Carnaval, visto que o imaginário da folia belenense — apesar dos muitos blocos que levam seus arrastões às ruas da capital desde os primeiros dias de dezembro — ficou bastante atrelado aos desfiles que ocorrem na Aldeia Cabana Davi Miguel, na avenida Pedro Miranda.

Para João Sérgio Rodrigues, apresentador e grande entusiasta do Carnaval de Belém, a festa carnavalesca na cidade passou a ser marginalizada por boa parte da sociedade belenense, fazendo os investimentos nas escolas de samba se tornarem mais limitados e o interesse pelos desfiles diminuir.

João Sérgio Rodrigues trabalha como apresentador do Carnaval de Belém
📷 João Sérgio Rodrigues trabalha como apresentador do Carnaval de Belém |Reprodução/Arquivo Pessoal

"Hoje fazer Carnaval em Belém é resistir. As escolas passam por uma marginalização social. O olhar de uma determinada parte da sociedade é de marginalização, então a gente precisa ter um apoio maior da iniciativa privada, no sentido de um olhar de que o Carnaval é um produto para além do cultural: ele é um produto social, um produto que gera economia local, que tem grande potencial turístico, que movimenta a economia para além dos bairros e dos seus desfiles”, pontua.

“O Carnaval gera emprego e renda e também tira jovens, adolescentes e adultos da margem da criminalidade e insere em convívio social. Então, de fato, o carnaval precisa de um olhar mais comercial, como produto, para que a gente tenha um engrandecimento dessa festa, porque, por trás desse produto, tem toda uma cadeia social movimentada”, conclui o apresentador e também assessor de comunicação da ESA, liga que reúne as escolas de samba associadas de Belém.

Repórter: Adams Mercês

"Paraense com o sangue da cor do açaí. Repórter do DOL e assessor de comunicação do Ministério das Cidades do Governo Federal. Formando em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPA e um grande admirador de games, carros e da história das pessoas boas."

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias