plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
RELIGIOSIDADE

Carnaval também é tempo de refletir e renovar a fé

Retiros religiosos são opções para quem quer passar o período da folia do Carnaval de uma maneira diferente, mais próximo de orações e reflexões.

Imagem ilustrativa da notícia Carnaval também é tempo de refletir e renovar a fé camera Encontros são marcados por uma forte espiritualidade. Abaixo, Déia Mendes e Cristina Cordeiro, coordenadoras do Renovai-vos | Irene Almeida/Diário do Pará

Enquanto muitos se animam para festejar o Carnaval nas ruas, com bloquinhos e trios elétricos, outros buscam uma forma de vivenciar esse período com mais tranquilidade, fé e espiritualidade. Dessa forma, os retiros espirituais são cada vez mais procurados, principalmente entre os jovens. Durante este período, os fiéis aproveitam para renovar a fé e também desfrutar de programações espirituais.

Em Belém, esses encontros acontecem em diferentes locais, como escolas, comunidades, centros de evangelização e acampamentos. As programações contam com missa, adoração, pregações, louvor, além de muita animação.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Neste ano, o retiro Renovai-vos, que está em sua 34º edição, começou no sábado, dia 10, e finaliza amanhã, 13. O encontro acontece no ginásio do Colégio Santo Antônio e a expectativa de público é de 10 mil pessoas durante os 4 dias de evento.

O tema desta edição é “Fazei-vos servos uns dos outros pelo Espírito Santo que é amor’’, e contará na terça-feira (13) de Carnaval, com a presença do arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira, bispos auxiliares Dom Antônio de Assis, SDB e Dom Paolo Andreolli, SX e missionários da Comunidade Maíra.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

As coordenadoras do retiro, Déia Mendes e Cristina Cordeiro, contam que a maioria dos participantes é jovem. “A gente percebe a cada ano que passa a presença maior dos jovens. Nós, como organizadoras, ficamos muito felizes em ver toda essa animação e participação da nossa juventude. Mas a programação é para toda a família. É um ano de dedicação para esse momento tão aguardado para todos nós”, diz Déia Mendes.

“É o próprio Espírito que nos move, que nos conduz a levar esse amor a todos aqueles que precisam, mas principalmente seu servo. Servo é aquele que está à disposição da Igreja, à disposição do outro para levar esse amor. Então o Renovai-vos é essa experiência, é uma renovação e também é uma preparação para a Quaresma. Já começa a preparação, porque na Quarta-feira de Cinzas já é o início da Quaresma”, explica Cristina Cordeiro.

Rosilene Trindade, de 42 anos, participa há 5 anos do retiro, e conta que é um momento de muita alegria e espiritualidade. “Gosto muito de estar aqui. É um momento de se conectar com Deus, estar entregue, cantar e se preparar para a Quaresma”, comenta.

PROPOSTA

Já o Aviva da Comunidade Cristo Alegria, acontece no Hangar Centro de Convenções. Além das atividades para jovens e adultos, um espaço kids foi reservado com programação voltada para as crianças. O retiro já acontece há 22 anos e a expectativa é que cerca de 6 mil pessoas participem da programação durante os 3 dias de evento. O diácono fundador da Comunidade Cristo Alegria, Emanuel Duarte, explica que o retiro é uma proposta de evangelização. “A gente não faz uma ofensiva contra o Carnaval. Na verdade, é uma opção para quem quer passar um Carnaval diferente, não vai viajar, não gosta de Carnaval e quer ter um encontro com Deus. Nesse caso, aqui é o local apropriado para isso. Por ele ter uma entrada franca, a pessoa pode vir a hora que quiser, chegar como quiser e participar, porque tem programação o dia inteiro”, pontua.

“A maior parte do nosso público é de jovens, realmente acho que 80% são jovens, mas é um encontro para todos. Inclusive nós temos um espaço infantil para as pessoas que trazem criança e querem deixar a criança participar, tem um espaço de evangelização para as crianças aqui, que é a Faísca, o fogo da faísca, que é do outro lado todo adaptado para as nossas crianças. Então, como eu disse, o evento foi pensado para toda a família”, avalia.

“Um evento como esse requer muito planejamento e dedicação. A gente não tem lucro, pelo contrário, muito trabalho. Mas o que Deus nos dá como recompensa, o dinheiro não paga”, acrescenta.

Quem aproveitou o retiro para trazer a filha e o afilhado, foi a nutricionista Rita de Cassia, de 28 anos. Ela é mãe da Ádria, de 4 anos, e madrinha do Victor, de 13 anos. “Eu nunca tinha me sentido assim, de ter essa vontade mesmo, essa ansiedade de estar aqui. Eu tô gostando muito de estar aqui, costumo ir para as adorações do Cristo Alegria. Mas assim, vivenciar esse momento do Aviva é a primeira vez, está sendo um Carnaval diferenciado. O legal também é que tem esse espaço de interação com as crianças”, comenta.

RETIROS NA GRANDE BELÉM

  • Renovai-vos - Comunidade Maíra, com tema “Fazei-vos servos uns dos outros pelo Espírito Santo que é amor!”. Até dia 13 a programação será das 8h às 18h, no Ginásio do Colégio Santo Antônio (Av, Assis de Vasconcelos Campina). Entrada franca- informações (91) 98402-1577.
  • Renascer - Comunidade Shalom, das 8h às 18h com tema “Coragem, o Senhor te chama! (MC 10;49). Até dia 13 no Ginásio do Colégio Cesep - Pedreira e no Ginásio da Escola Luís Nunes, Ananindeua. Entrada gratuita - informações (91)98191-6529.
  • Aviva - Comunidade Cristo Alegria, até dia 13 de fevereiro, das 9h às 19h, no Centro de Convenções da Amazônia- Hangar. Entrada Franca - Informações (91) 98118-8613.
  • Reconciliai-vos - Santuário São Judas Tadeu, até 13 de fevereiro, das 9h às 18h, no Santuário (Alcindo Cacela, 4175, Condor). Entrada franca- informações (91) 98337-7752.
  • Cristo Folia – Paróquia Nossa Senhora de Nazaré- Marituba, dia 13, a partir 15h, concentração na Comunidade Nossa Senhora das Graças, rua do Fio, Marituba. Informação (91) 98012-8342.
  • Rejubila-te - Paróquia São Francisco de Assis - Tapanã, dia 13, das 8h30 às 17h, na própria paróquia (Rua Presidente Castelo Branco, 85, Tapanã). Informação (91) 99298-2749.
  • Enchei-vos (Renovação Carismática Católica) - Dia 13 de fevereiro, das 8h às 19h – nas oito Regiões Episcopais com entrada franca. Informações: (91)982027030.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias