Diante da crescente sofisticação dos golpes envolvendo empréstimos e outros serviços bancários, a conscientização e a adoção de práticas seguras surgem como medidas cruciais para evitar prejuízos. Por essa razão, uma das principais recomendações do defensor público Cássio Bitar para qualquer consumidor é estar sempre atento à proteção de suas informações financeiras.
Segundo ele, estar alerta aos mínimos sinais de fraudes e denunciar qualquer movimentação suspeita às autoridades são duas contribuições vitais para a manutenção da segurança do ambiente bancário para todos.
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Portanto, em um cenário onde golpes financeiros têm se tornado cada vez mais sofisticados, a prevenção se configura como um dos mais importantes escudos contra os estelionatários, uma vez que compartilhar dados pessoais de forma desprotegida pode resultar em prejuízos significativos..
Confira a seguir cinco dicas valiosas para se prevenir contra fraudes em empréstimos e outros serviços bancários.
DICAS DE PREVENÇÃO
1. Não compartilhe seus dados: seja por ligação, e-mail ou bate-papo no WhatsApp, evite fornecer informações pessoais. Instituições financeiras legítimas não solicitam dados sensíveis dessa maneira.
2. Cuidado ao registrar seus dados: ao interagir com lojas e instituições, verifique se possuem um controle rigoroso de documentos, em conformidade com a Lei Federal 13.709 de 2018, que trata da proteção de dados pessoais.
3. Desconfie de contatos suspeitos: golpistas frequentemente utilizam contas bancárias com nomes semelhantes aos de instituições financeiras legítimas. Evite depositar ou devolver valores sem consultar os canais oficiais de sua instituição.
4. Cadastre-se no nãomeperturbe.com.br: essa plataforma do Governo Federal permite o bloqueio de chamadas indesejadas de telemarketing, reduzindo o risco de cair em golpes telefônicos.
5. Verifique o código de telemarketing: por lei, qualquer ligação de telemarketing de bancos e financeiras deve ter o código 0303 no Brasil. Receber uma ligação com um código diferente pode indicar um golpe. Esteja sempre atento!
ATENÇÃO!
A FEBRABAN também publicou uma lista com dicas de como se proteger dos golpes digitais. Confira no link da instituição.
Repórter: Sales Coimbra
"Sales Coimbra é paraense, jornalista e professor de Língua Portuguesa graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Em sua atuação profissional, procura combinar as paixões pelo futebol e pela literatura. Integra a redação do DOL desde 2022".
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