Atualmente existem vários aplicativos disponíveis nas lojas do Android e da Apple App Store que permitem o monitoramento do celular do filho. Esses aplicativos oferecem uma variedade de funcionalidades úteis, incluindo a capacidade de receber relatórios diários sobre os conteúdos acessados, estabelecer limites de tempo específicos para o uso do dispositivo, bloquear sites e aplicativos específicos (como os de relacionamento ou conteúdo adulto), restringir o download de arquivos multimídia e até mesmo impedir que a criança utilize a câmera para capturar vídeos e fotos.
O psicólogo infantil Clodomil Moura dá dicas de como os pais podem usar isso a seu favor :”Orientá-los sobre pesquisas que os auxiliem na construção de novos conhecimentos e lhes amplie a capacidade cognitiva, estabelecer regras na qual os pais deem este exemplo no sentido de não usar celulares à mesa na hora das refeições, indicar sites seguros para estimular o conhecimento de outras culturas a fim de despertar-lhes o respeito e a aceitação do outro em seus gostos, credos e pendores”.
E disse como os pais podem usar a tecnologia como aliada no dia a dia:”. Dentro da abrangência que envolve o uso da tecnologia cabe aos pais selecionar aquilo que terá bom proveito na relação com seus filhos, sem proibição, mas com orientação, sem imposição, mas com diálogo sincero, sem exageros, mas com emprego saudável, sem horas excessivas, mas com uso equilibrado do tempo”.
Conteúdos relacionados
- Uso de telas na infância é prejudicial ou importante?
- O que os pais acham sobre o uso de telas na infância?
- Os aplicativos que podem ser usados por crianças
É importante ressaltar que aplicativos educacionais podem ajudar nesse processo, Clodomil Moura reforça a importância dos cuidados com o que o filho vê, e controlar o uso.
“Usar aplicativos que possam desenvolver na criança o gosto por brincadeiras saudáveis, por leituras construtivas, desenhos que ajudem numa boa percepção da vida, jogos que estimulem a criatividade, a concentração, a comunicação, a linguagem, o raciocínio lógico”. Finalizou o psicólogo.
A tecnologia permite que os pais se comuniquem facilmente com outros pais, familiares, professores e profissionais de saúde. Isso pode ser especialmente útil para trocar experiências, obter conselhos e apoio mútuo. Existem dispositivos e aplicativos que ajudam os pais a monitorar o uso da internet e dispositivos eletrônicos pelos filhos, garantindo que eles naveguem de forma segura e limitando o acesso a conteúdos inadequados. Jogos, aplicativos e programas de televisão educativos podem complementar a aprendizagem das crianças, proporcionando-lhes experiências de aprendizado interativas e divertidas.
No entanto, é importante que os pais usem a tecnologia de maneira equilibrada e consciente, sempre priorizando o tempo de qualidade offline com os filhos e estabelecendo limites saudáveis para o uso de dispositivos eletrônicos.
Thayná Coelho é formada em jornalismo, mãe de uma princesa, gosta de trocar dicas de maternidade, escrever sobre saúde, entretenimento e política. Ama futebol, sou torcedora do Clube do Remo e fã de Harry Potter.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar