plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ÁREAS DE RISCO

Cidades paraenses serão mapeadas para prevenir desastres

São Geraldo do Araguaia e Prainha são os dois municípios do Pará que receberão visita das equipes do Serviço Geológico do Brasil.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cidades paraenses serão mapeadas para prevenir desastres camera São Geraldo do Araguaia e Prainha | FOTO: divulgação/Ag Pará

Prainha e São Geraldo do Araguaia, no Pará, estão entre os nove primeiros municípios brasileiros que vão receber equipes do Serviço Geológico do Brasil para a realização de mapeamento para prevenção de desastres. O objetivo é levantar informações que ajudem a subsidiar ações de monitoramento e alerta de desastres, de planejamento urbano e de gestão territorial. O SGB é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

O mapeamento de áreas de risco, que identifica setores com potencial de sofrer danos por eventos geo-hidrogeológicos, como deslizamentos e inundações. Os municípios paraenses estão entre os identificados com nível de vulnerabilidade muito alto aos desastres naturais.

“Sabemos que muitos municípios não têm condições de realizar esse mapeamento por conta própria e, por isso, a atuação do SGB é tão importante. A atividade de prevenção de desastres realizada pelo nosso Serviço Geológico é fundamental para a prevenção de desastres e para a preservação de vidas, caso eles ocorram”, afirmou o Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

De acordo com a Defesa Civil, o período de chuvas aumenta os riscos de inundação, desabamentos de casas e deslizamentos de terra. O órgão responsável por coordenar ações de proteção e defesa da população em situações de risco, emergência e calamidade pública lembra que existem sinais claros para identificar e evitar as grandes tragédias: postes, cercas e árvores que começam a inclinar mostram que o terreno está se movendo; trincas nas paredes ou no chão e degraus, junto aos barrancos; entre outros.

As áreas de risco, incluindo as encostas de morros inclinados ou à beira de rios, são regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e inundações. Essas regiões vêm crescendo constantemente nos últimos 10 anos, principalmente devido à própria ação humana. Reestruturação de áreas, conscientização da população estão entre ações que estão sendo adotadas em várias regiões do país.

Etapa

Nesta primeira etapa de mapeamento, nove cidades localizadas nos estados de Alagoas, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Santa Catarina receberão, entre os dias 19 de fevereiro a 9 de março, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil.

Durante o trabalho, as equipes do SGB contarão com o apoio das prefeituras e defesas civis locais. Após a finalização dos estudos, os relatórios e mapas são entregues aos gestores municipais e aos órgãos de defesa civil nas esferas municipal, estadual e federal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias