plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Pará tem uma das mais altas taxas de policiais por habitante

São 4 policiais militares para cada grupo de mil habitantes. A média é maior que a nacional, que registrou 2,9 PMs para cada mil habitantes

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará tem uma das mais altas taxas de policiais por habitante camera Pará registrou aumento de 11,4% em seu efetivo militar, passando de 15.920 policiais na ativa para 17.732 | Ascom PM

O número de policiais militares na ativa no Brasil caiu 6,8% entre 2013 e 2023, segundo estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgado ontem, 27. Em direção contrária, o Estado do Pará registrou aumento de 11,4% em seu efetivo militar, passando de 15.920 policiais na ativa para 17.732.

O Pará tem uma das maiores proporcionalidades de policiais por habitante, segundo o estudo: são 4 policiais militares para cada grupo de mil habitantes. A média é maior que a nacional, que registrou 2,9 PMs para cada mil habitantes. Os números estão no levantamento Raio-X das Forças de Segurança Pública.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

O relatório revelou que a redução no efetivo militar foi observada em 18 estados e no Distrito Federal, onde a queda foi de 31,5%. Para o cálculo dos efetivos, o estudo cruzou informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, e da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A PM é responsável por ações ostensivas e preventivas de combate ao crime e de preservação da ordem pública. A Civil tem como função registrar e investigar denúncias de crimes. A Científica atua de forma complementar à Civil, e faz perícias para encontrar provas em investigações criminais.

De acordo com a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, o recuo no número de policiais na ativa tem relação com as dificuldades fiscais dos estados e com as características das carreiras.

Em média, a remuneração dos funcionários de segurança pública é 50% maior que a dos demais servidores públicos estaduais. Com isso, eles representam 23% dos servidores públicos nos governos dos 26 estados e no DF, e 31% dos gastos de pessoal da ativa, o que reflete também nas aposentadorias.

AUMENTO DE EFETIVO

O Estado do Pará registrou aumento de 40,5% no efetivo da Polícia Civil e da Polícia Científica, passando de 3.034 profissionais em 2013 para 4.262 no ano passado. O efetivo civil é responsável pelas investigações para solucionar crimes.

Somadas, a Polícia Civil e a Perícia Técnica contam hoje com 113.899 agentes no país. Em 2013, os dados levantados pelo estudo mostram que eram 116.169 servidores. Os dados nacionais revelam queda de 36,5%, o que significa 55.111 a menos em atividade no país. Para o FBSP, isso tem um impacto negativo para a resolução dos delitos.

O FBSP afirma que a taxa nacional de policiais civis é de um profissional para cada 2 mil habitantes. Das 24 unidades da federação com dados disponíveis, 16 apresentaram o percentual de ocupação das vagas abaixo da média nacional. Os estados com situação mais crítica são Paraíba e Rio Grande do Norte.

Segundo o levantamento, enquanto as polícias estaduais tiveram redução do número de servidores, o efetivo da Guarda Civil Municipal aumentou substancialmente. Em 2014, o Brasil tinha 1.081 cidades com GCMs, número que chega a 1.467 em 2023 — representando um crescimento de 35,7%. Os dados mostram que nos últimos 3 anos, o número de cidades com guardas municipais cresceu 23%. No Pará, 30 municípios mantêm esse tipo de efetivo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias