Você costuma emprestar ou pegar emprestado a escova de dentes ou a roupa íntima de outra pessoa? E o fone de ouvido?! Pois bem, assim como os dois itens de uso pessoal e individual que não devem ser compartilhados, a regra também é válida para o fone de ouvido, especialmente os modelos intra-auriculares.
Muita gente não se importa em compartilhar esse dispositivo por não ter o conhecimento do perigo que se esconde por trás dessa prática que aparenta ser tão inofensiva, quem compartilha o fone com terceiros pode correr o risco de contrair micro-organismos além de uma infecção grave.
De acordo com Leonardo Mendes Acatauassú Nunes, médico Otorrinolaringologista, dividir o fone não é higiênico e pode causar infecções graves.
“Como a gente mora em uma região muito úmida, normalmente as dermatites, as lesões da pele vão envolver coceira, às vezes descamação, em alguns casos até alguma manifestação fúngica pode acontecer por conta desses fatores de umidade e falta de higiene”, alerta o médico.
O profissional também reforça que a higienização desses dispositivos devem ser sempre antes e após o uso.
“A higiene do fone de ouvido é fundamental, pois vai proteger principalmente as doenças da pele, lembrando que o nosso fone de ouvido vai ficar em contato com a pele do ouvido, tanto os de inserção como os de concha que tem o abafador".
Quer mais notícias sobre saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- O mau uso do fone de ouvido pode provocar surdez?! Entenda!
- Fone de ouvido pode causar perda de foco nas tarefas diárias
- Sinais de que é hora de trocar o fone de ouvido
Quem costuma emprestar esse dispositivo aumenta a possibilidade de sofrer com otites fúngicas ou bacterianas, esses micro-organismos são compartilhados junto com os fones causando coceiras, micoses e infecções mais graves, incluindo risco de perda de audição. Todo cuidado é pouco quando se trata do nosso canal do ouvido, pois o tratamento para esses males não é algo tão simples assim, e muitos não têm cura.
DICA DE COMO HIGIENIZAR O FONE
Para limpar o headphone use o álcool isopropílico nas hastes e principalmente nas almofadas das orelhas. Para os fones intra-auriculares, retire a espuma ou a proteção de silicone e higienize as duas partes. Para os AirPods e EarPods você vai precisar de uma escova de dente, exclusiva para este uso; dois panos de microfibra levemente úmido e outro seco e um palito de dente caso seja necessário.
Repórter: Brenda Hayashi
"Paraense e formada em Comunicação Social (Jornalismo), Brenda Hayashi é uma pessoa antiquaria colecionadora de discos de vinil, apaixonada por antiguidade e apreciadora de músicas das décadas de 60, 70, 80 e 90. Repórter do DOL desde janeiro de 2022, ela gosta de escrever sobre assuntos relacionados à moda, entretenimento e cultura".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar