Em muitos momentos da nossa vida é importante estar atento a sinais e alterações, especialmente quando pode afetar nossa saúde. Por isso, o diagnóstico precoce de alguns distúrbios pode evitar problemas maiores.

Grande parte da população brasileira sofre de insônia, a dificuldade em adormecer ou manter o sono durante a noite. Por ser um distúrbio e ter diferentes causas, procurar um médico para o diagnóstico certo também é eficaz para evitar agravamento e surgimento de outros distúrbios.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

O médico pneumologista com área de atuação em medicina do sono, André Nunes, explica que os distúrbios do sono podem ter causas comportamentais e biológicas. Entre as comportamentais que podem levar a essas alterações, destacam-se a ansiedade, a depressão ou outras doenças psicológicas, interferindo diretamente e até sendo necessário o uso de medicamentos para induzir e manter o sono.

“Já entre as causas biológicas estão o funcionamento da tireoide, liberação de hormônios ligados a ela e o hipertireoidismo. Neste caso, alguns exames precisam ser feitos regularmente, estando sempre atento a alterações no corpo”, diz o médico.

O médico André enfatiza, ainda, sintomas físicos que podem levar alguém a ter insônia: “A má higiene do sono, o trabalho em turnos, horas insuficientes de sono (dormir tarde e acordar cedo), acordar de manhã cansado, ter dificuldade no desempenho diurno, fácil sonolência durante o dia, adormecer rapidamente durante o dia, ter a jornada diurna prejudicada e apresentar dor de cabeça”.

COMO TER UMA BOA NOITE DE SONO?

Saber aproveitar uma noite tranquila de sono ajuda a equilibrar diferentes partes do corpo, especialmente se conseguir manter uma rotina diurna e noturna saudáveis.

Segundo André Nunes, existem diversas formas eficazes para ter uma boa noite de sono, entre elas o relaxamento do corpo e da mente: “Todo mundo nasce sabendo dormir, sendo importante relaxar e deixar o corpo fazer o trabalho dele. Podemos ajudar também de outras formas, como mantendo uma rotina saudável de alimentação e atividade física durante o dia”, explica.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Como é bom reservar a noite para o descanso, o médico faz um alerta a alguns exercícios cansativos que devem ser evitados pela parte da noite como o crossfit e a musculação. Além disso, uma alimentação leve a noite também facilita o relaxamento: “Dormir sob efeito de álcool também é muito prejudicial. Não tem problema em beber um pouco para relaxar, uma taça de vinho, uma quantidade pouca, mas evite dormir sob efeito de álcool. Evite também comidas pesadas a noite, comidas que podem dar má digestão e cafeinados como café, energéticos ou outras bebidas que tenham cafeína”, diz Dr. André. 

Sobre outras formas de relaxamento antes de dormir, o médico recomenda: “Um banho morno, um chá, atividade física saudável durante o dia, esquecer o que aconteceu no dia e deixar para resolver no outro dia e guarde a noite para o descanso”. 

Com o avanço das tecnologias, alguns maus-hábitos se desenvolveram como utilizar o celular por muito tempo durante a noite e outras telas como o computador, as televisões e computadores precisam ser desligados pelo menos uma hora antes de dormir.

“As telas azuis, luzes de cor azul são altamente prejudiciais ao sono, as luzes mais recomendadas são as amarelas. Se você quiser ler um livro, dê preferência ao livro físico, mesmo que tablets ou outros eletrônicos tenham o modo noturno”, aconselha.

Já sobre o ambiente de sono, quanto mais confortável o espaço, melhor para relaxar e dormir bem. Por isso, também é importante saber escolher um bom colchão, travesseiro e cama.

Repórter: Laura Vasconcelos

"Laura Vasconcelos nasceu em Belém do Pará e é formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade da Amazônia (Unama). Escritora, tem dois livros de crônicas publicados, um em 2020 e outro em 2022. Sonha em cobrir uma Copa do Mundo no país sede, entrevistar o BTS e ganhar um Oscar".

Coordenação: Ana Paula Azevedo

“Paraense, formada em Comunicação Social – Jornalismo e mãe do baby Maurício, de 9 meses. Sou apaixonada por pizza e churrasco”.

MAIS ACESSADAS