Cada vez mais indispensáveis, adquirir um modelo mais moderno, que ofereça conforto e segurança é essencial e importante para quem não vive sem o fone de ouvido. Diante de um cenário que evolui constantemente, ter um fone que tenha no mínimo cancelamento de ruído para quem vive em cidade grande é um requisito básico, pois quanto menor é a interferência de barulhos externos, melhor é a experiência sonora.
Saber a hora certa de trocar os fones que não estão mais agregando, também requer atenção, como os aparelhos que não tem isolamento de ruído, com isso, o usuário se sente obrigado a aumentar o volume do som o que pode afetar a saúde auditiva além de uma péssima experiência musical.
“Se você está percebendo que tem que aumentar o volume por conta do barulho externo, troque o tipo de fone por um fone com abafador ou um tipo de cancelamento de ruído. Cada função, cada demanda do fone de ouvido ele tem um tipo de fone adequado,” Leonardo Mendes Acatauassú Nunes, médico Otorrinolaringologista.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
- O mau uso do fone de ouvido pode provocar surdez?! Entenda!
- Fone de ouvido pode causar perda de foco nas tarefas diárias
- Dividir fone de ouvido pode causar infecção grave; entenda!
Existem fones específicos para cada atividade do dia, na meditação por exemplo, o profissional sugere os fones de inserção. “Se você for usar o fone de ouvido para meditar, para escutar música no silêncio ou a noite antes de dormir, certamente um fone de inserção simples vai ser insuficiente para você,” sugere.
Quer ler mais notícias sobre tecnologia? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Já para quem gosta de ouvir uma boa música no transporte público ou ambientes barulhentos, o profissional sugere um fone estilo abafador.
Hora de trocar
- Confira abaixo a lista completa de fones que você deve evitar
Sem cancelamento de ruído
Como já foi dito acima, se você perceber que está precisando aumentar o volume para ouvir melhor é um sinal para trocar o dispositivo. Essa função faz uso de microfones embutidos e com isso, ela cria ondas sonoras inversas que cancelam ou reduzem ruídos externos.
Com bluetooth antigo
A tecnologia e o fone sem fio andam juntos, com isso, a atualização é fundamental para ter uma boa experiência musical. Desde 1998 quando o bluetooth foi lançado, ele já passou por inúmeras atualizações, evoluções e eficiência. Que tal evoluir o tipo de aparelho também?
Fones que não possuem marca ou sejam falsificados
Fones falsificados que não possuem marca são um problema, muitos desses produtos são de qualidade inferior, fabricados sem a segurança adequada. Eles geralmente são encontrados em mercados informais com vendedores não autorizados. Optar por um fone de qualidade com marcas reconhecidas oferece mais segurança e confiabilidade.
Fones que não possuem garantia
Fones de ouvido são objetos delicados, e estão sujeitos a inúmeras falhas como problemas no áudio, mau contato ou falha na conexão. Sem uma garantia, você pode ter muitas dores de cabeça, inclusive pagar por reparos que podem sair bem mais caros que o produto.
Fones com fio
Vamos deixar o fone de ouvido com fio lá no século passado? Desde o século XIX esses dispositivos evoluíram muito, e hoje, no século XX, fones com fio limitam a liberdade de movimento. O usuário fica muito restrito a uma área específica, principalmente durante as atividades físicas.
Sem resistência a água
Atenção ao optar por comprar um fone de ouvido sem a presença dos certificados IP67 e IP68 nas especificações do aparelho, com isso, o usuário é obrigado a limitar o uso do fone, o que pode danificar o dispositivo.
Repórter: Brenda Hayashi
"Paraense e formada em Comunicação Social (Jornalismo), Brenda Hayashi é uma pessoa antiquaria colecionadora de discos de vinil, apaixonada por antiguidade e apreciadora de músicas das décadas de 60, 70, 80 e 90. Repórter do DOL desde janeiro de 2022, ela gosta de escrever sobre assuntos relacionados à moda, entretenimento e cultura".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar