Nesta terça-feira (26/03), a travessia para a Ilha do Combu estará suspensa por 5 horas. O motivo por trás dessa interrupção é a visita dos presidentes Lula e Emmanuel Macron a Belém.

A recomendação partiu da prefeitura de Belém, que determinou o fechamento do terminal hidroviário Ruy Barata desde as primeiras horas da manhã. Além disso, a Cooperativa Bela Vista, responsável pela linha para a ilha, foi orientada a não realizar viagens no período entre 14h e 19h.

Encontro de Lula e Macron em barco

Macron se encontrará com o presidente Lula a bordo de um barco que os conduzirá até a Ilha do Combu. Posteriormente, ambos visitarão uma empresa produtora de cacau na ilha, famosa por sua produção artesanal e sustentável.

Após a visita à empresa cacaueira do Combu, os dois líderes participarão de uma cerimônia especial. Nesse evento, o presidente da França concederá a honraria "Legião de Honra"  ao cacique Raoni Metuktire, líder indígena da etnia Caiapó, reconhecido internacionalmente por sua incansável luta pela preservação da Amazônia.

O presidente francês deve chegar a Belém por volta das 15h30. Na cidade que sediará a COP30 em novembro do próximo ano, Macron será recebido por Lula para uma visita às comunidades ribeirinhas da Ilha do Combú e para um evento com lideranças indígenas brasileiras.

Agenda

Por volta de 16h, Lula e Macron terão uma reunião bilateral na Estação das Docas.

O ministro das Cidades, Jader Filho, detalhou que, além de temas como a biodiversidade do Pará, e o detalhamento de projetos que estão sendo executados para preparar Belém para a COP30, o governo francês vai assinar um acordo de cooperação bilateral com o Brasil.

“Esse acordo vai permitir a execução de projetos de desenvolvimento urbano para aprimorar a capacidade de estruturação de projetos nessa área, favoráveis à atração de recursos internacionais. O acordo abrange ações em saneamento básico, tratamento de esgoto e drenagem, manejo de resíduos sólidos, mobilidade urbana de baixo carbono, habitação especial, habitação de interesse social como o Minha Casa Minha Vida, além de cidades sustentáveis, resilientes e inteligentes”, detalhou o ministro.

Quer saber mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp

Já por volta de 17h, haverá a visita à produtora de chocolate “Filha do Combu”, na comunidade ribeirinha da Ilha do Combu.

Às 17h30 haverá o encontro com lideranças indígenas e cerimônia de condecoração do líder indígena Raoni. Lula deixa Belém por volta das 20h30 com destino ao Rio de Janeiro. Na quarta, ele e Macron cumprirão agenda na capital carioca.

MAIS ACESSADAS