plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
ÁGUA E ESGOTO

Cosanpa firma projetos para melhorar serviços à população

Por meio de parcerias estratégicas com a União e instituições do exterior, a Companhia trabalha para atingir as metas da universalização dos serviços oferecidos à população.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cosanpa firma projetos para melhorar serviços à população camera Água de qualidade em Santo Antônio do Tauá. | Foto: Alex Ribeiro - Ag. Pará

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vem trabalhando na consolidação de investimentos com instituições financeiras e o Governo Federal para colocar em prática projetos que vão aprimorar o abastecimento de água e a rede de tratamento de esgoto sanitário nos 52 municípios já atendidos.

Em fevereiro deste ano foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um empréstimo de R$ 314 milhões, destinado a obras de modernização da 2ª Etapa da Estação de Tratamento de Água do Bolonha, na Região Metropolitana de Belém. Essa iniciativa fortalecerá a prestação de serviços da Cosanpa, possibilitando a reestruturação de diversos setores de distribuição de água para garantir um fornecimento mais eficiente e seguro à população.

Governador Helder Barbalho durante entrega de sistema de abastecimento em Santarém.
📷 Governador Helder Barbalho durante entrega de sistema de abastecimento em Santarém. |(Foto: Marco Santos/Ag. Pará)

Outra parceria essencial foi estabelecida com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de uma operação de crédito, no valor de 125 milhões de dólares. Os recursos serão destinados ao Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará (Prodesan Pará), que está estruturado como “Projeto de obras múltiplas”, já em fase de implantação.

Os serviços planejados para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba abrangem avanços no acesso e na qualidade da rede de abastecimento de água e tratamento de águas residuais, otimização operacional dos sistemas de abastecimento e aprimoramento da gestão empresarial da Cosanpa, com ênfase em inovação tecnológica. Preservar a maior reserva hídrica da Região Metropolitana, o Lago Bolonha, também é um dos objetivos.

Estação de tratamento de água em Moju.
📷 Estação de tratamento de água em Moju. |(Foto: Marco Santos/Ag. Pará)

Prodesan Lagos

Paralelamente, a Cosanpa está em tratativa, já aprovada na Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o Banco de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), um cofinanciamento para o Prodesan Lagos, a segunda etapa do Prodesan.

Esse projeto é mais voltado à Economia Circular, que prevê também a preservação do Lago Água Preta, outro manancial hídrico da Região Metropolitana. O projeto inclui ainda coleta e tratamento do esgoto, e uma usina de biogás, para que o lodo resultante da coleta seja aplicado na Economia Circular, eliminando resíduos da atividade da Companhia.

Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

A Cosanpa está implementando ainda outros projetos essenciais, como a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto do Una, em Belém, que representa um avanço crucial no tratamento eficiente de resíduos, e o Projeto de Esgotamento Sanitário do Complexo Ver-o-Peso, que está sendo pleiteado pelo Governo do Estado à União, por intermédio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que vai fortalecer o saneamento básico desta região turística e comercial da capital paraense.

Concessão

O Estado avança com o BNDES para fazer a concessão do saneamento básico no Pará com a perspectiva de realizar o leilão dos serviços ainda este ano. O esperado é que as metas do Novo Marco Legal do Saneamento, de 99% de cobertura de fornecimento de água e 90% de cobertura de coleta de esgoto no Estado até 2033, sejam atingidas, conforme previsto em lei.

A Companhia mantém atualmente 19 obras em 10 municípios, dos 52 atendidos, todas com aportes financeiros dos governos federal e do Pará.
📷 A Companhia mantém atualmente 19 obras em 10 municípios, dos 52 atendidos, todas com aportes financeiros dos governos federal e do Pará. |Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará

Segundo o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior, “a gente teve a determinação do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan, para que a gente fortalecesse a prestação do nosso serviço, levando saúde e qualidade de vida à população. São passos muito importantes para que a gente consiga também alcançar a universalização dentro do Estado do Pará”.

Presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior
📷 Presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior |Foto: Bruno Cecim/ Agência Pará

A Companhia mantém atualmente 19 obras em 10 municípios, dos 52 atendidos, todas com aportes financeiros dos governos federal e do Pará. Dentre elas, a primeira Estação de Tratamento de Água e Tratamento de Esgoto de Alter do Chão, em Santarém, no oeste paraense, um dos recantos turísticos mais procurados do território paraense.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias