plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
COP-30

Lula: "Não queremos transformar a Amazônia num santuário"

Presidente se comprometeu em zerar o desmatamento na região até 2030 e garantir a indicação de Raoni Metuktir ao Nobel da Paz

Imagem ilustrativa da notícia Lula: "Não queremos transformar a Amazônia num santuário" camera Presidentes estiveram na Ilha do Combu durante a tarde desta terça-feira (26) | Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a agenda diplomática bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em Belém, nesta terça-feira (29), falou sobre o desmatamento na Amazônia e a importância dos povos indígenas.

Com a presença de lideranças indígenas, ele lembrou a importância da demarcação de terras, e afirmou que a quantidade de terras demarcadas para os povos indígenas hoje, no Brasil, não é suficiente para a manutenção da cultura e do estilo de vida das populações originárias. Ele afirmou, também, que os seus governos foram os que mais demarcaram terras indígenas no Brasil.

O presidente também se comprometeu em acabar com o desmatamento na Amazônia até 2030, e fez um apelo aos países desenvolvidos. "A gente vai acabar [com o desmatamento] para provar ao mundo que nós vamos preservar nossa Amazônia. E nós queremos convencer o mundo de que o mundo que já desmatou tem que contribuir, de forma muito importante, para que os países que ainda têm florestas mantenham as suas florestas em pé".

Conteúdo relacionado

Ele disse também que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada em Belém em 2025, é importante para que o mundo ouça a Amazônia e aquilo que os povos da Amazônia querem.

"Nós não queremos transformar a Amazônia num santuário da humanidade. O que nós queremos é compartilhar com o mundo a exploração e a pesquisa da nossa riqueza de biodiversidade, mas que os indígenas possam participar de tudo o que for usufruído do território", disse.

Nobel da Paz

O presidente Lula também se comprometeu com a indicação do cacique Raoni ao Prêmio Nobel da Paz, e pediu que o presidente Macron se junte a ele. Macron condecorou Raoni Metuktir com a legião da honra, maior honraria francesa, durante a viagem ao Combu.

Quer ver mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

"Se depender de mim, e espero que se depender do Macron, a gente consegue fazer com que, pela primeira vez, uma indígena, com mais de 90 anos de idade, representando o povo indígena brasileiro, possa receber o Prêmio Nobel da Paz".

Segundo ele, ninguém em todo o planeta é mais merecedor de vencer o Nobel da Paz que o líder indígena.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias