plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SEMANA SANTA

Quinta-feira Santa encerrou com a Missa do Lava-Pés

Cerimônia católica na qual o sacerdote repete o gesto de Jesus Cristo realizado em sua última ceia com os apóstolos, e que é uma lição de simplicidade

Imagem ilustrativa da notícia Quinta-feira Santa encerrou com a Missa do Lava-Pés camera Podemos pensar que Jesus tinha o poder de se livrar daquela situação, mas não o fez. Pelo contrário, mesmo sabendo que seria traído e morto, ainda deu esse exemplo [de humildade]”. Dom Alberto Taveira/ Arcebispo de Belém | Antônio Melo / Diário do Pará

A Catedral Metropolitana de Belém testemunhou, ontem à noite, uma das cenas mais simbólicas da Semana Santa, onde o arcebispo Dom Alberto Taveira recriou o gesto de lavar e beijar os pés de 12 pessoas, assim como Jesus Cristo fez com os 12 apóstolos durante a última ceia, segundo a tradição cristã. O ritual faz parte das celebrações da Semana Santa e marca o início do Tríduo Pascal, que inclui a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa, segundo a doutrina católica.

Durante a celebração da Missa Ceia do Senhor, Dom Alberto Taveira destacou a importância deste gesto como uma lição de amor, humildade e coragem, que devem ser seguidas pelos fiéis. “Podemos pensar que Jesus tinha o poder de se livrar daquela situação, mas não o fez. Pelo contrário, mesmo sabendo que seria traído e morto, ainda deu esse exemplo. Por isso, essa noite é especial, que seja um memorial de um momento de reflexão e renovação espiritual”, disse Taveira. A representação do ritual de lavar e beijar os pés emocionou os fiéis presentes, uma vez que puderam sentir a proximidade com o exemplo deixado por Jesus. “Para quem cultua a fé cristã, não tem como não se emocionar com esse momento. Apenas uma pessoa perfeita para, mesmo sabendo que seria traída para morrer, deixaria o exemplo de perdão e de seguir firme na fé, e fez tudo isso para nos salvar”, declarou Valentina Silva, 55 anos, pedagoga.

Mas, a emoção foi além do ritual e se estendeu ao momento em que os sacerdotes fizeram o traslado do Santíssimo para a Capela da Reposição, que representa o momento em que Jesus foi conduzido para a prisão antes de ser morto. A partir desse rito, os fiéis permaneceram na Catedral para a vigília até meia-noite, que marca o início da Sexta-Feira Santa.

“Esta simbologia fortalece a fé e reforça o exemplo deixado por Cristo. Essa celebração na nossa Catedral é mais do que um evento religioso, foi uma oportunidade para nós nos aprofundar na mensagem de amor, humildade e coragem deixada por Jesus Cristo, um convite para renovarem sua fé e seguirem seu exemplo em nossas vidas”, concluiu emocionada Nazaré Assunção, 55 anos, enfermeira.

Conteúdos relacionados:

Programação

SEXTA-FEIRA SANTA

l A programação começa com Procissão do Encontro, que terá saída da imagem do Senhor dos Passos, às 7h, da Basílica Santuário de Nossa Senhora Nazaré e, às 8h, a imagem de Nossa Senhora das Dores, da Igreja de São João Batista (Cidade Velha). Ambas seguem em procissão para o encontro que ocorre na Igreja de Nossa Senhora das Mercês (Comércio), por volta das 10h. No encontro das imagens ocorre o Sermão do Encontro.

l O Sermão das Sete Palavras é realizado tradicionalmente às 12h, na Capela Santo Antônio (Praça Dom Macedo Costa, 128 - Campina). A 145ª edição terá como pregador Dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. O Sermão é composto pela meditação das Sete Últimas Palavras proferidas por Jesus Cristo, quando suspenso no madeiro da Cruz, em suas “Três Horas da Agonia”.

SÁBADO SANTO

l No Sábado Santo (30), a Vigília Pascal é celebrada em todas as paróquias. Na Catedral de Belém ocorrerá às 20h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Após a vigília haverá procissão com a Imagem de Jesus Ressuscitado, no entorno da Praça Frei Caetano Brandão.

DOMINGO DE PÁSCOA

l Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, Missa de Páscoa será celebrada em todas as paróquias da Arquidiocese de Belém. Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém, presidirá às 18h, cerimônia na Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Marituba. Dom Antônio de Assis Ribeiro presidirá a missa às 18h, na Área Missionária São João Bosco, no Bairro da Sacramenta, e Dom Paulo Andreolli presidirá às 8h, na Comunidade Imaculada Conceição, na Ilha do Maracujá e às 19h, em Santa Edwiges.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias