plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SOLIDARIEDADE

Roda de samba arrecada alimentos em prol de pessoas com HIV

Fé no Batuque realiza programação neste domingo (7), no Mormaço, em parceria com o Comitê Arte Pela Vida.

Imagem ilustrativa da notícia Roda de samba arrecada alimentos em prol de pessoas com HIV camera O grupo Fé no Batuque | Reprodução

O Comitê Arte Pela Vida atua há mais de 28 anos junto a pessoas que vivem com HIV/Aids em Belém. O grupo é formado por voluntários e promove diversas ações ao longo do ano para garantir doações de roupas, alimentos, brinquedos e equipamentos hospitalares a crianças, jovens e adultos assistidos.

E no próximo domingo (07), a Roda de Samba Fé no Batuque realiza o Batuque Beira de Rio & Pôr do Sol no Mormaço Bar & Arte, localizado no bairro da Cidade Velha, em Belém. A programação vai ocorrer todos os domingos do mês de abril e tem como entrada um quilo de alimento não perecível.

O material arrecadado será destinado ao Comitê Arte Pela Vida, organização que atua há quase 30 anos com pessoas que vivem com HIV e doentes de Aids, em situação de vulnerabilidade social, na capital paraense.

CONTEÚDO RELACIONADO

Nesta semana, a programação conta ainda com as participações mais que especiais do grupo Carimbó Selvagem e do set nortista da DJ Iza. O estacionamento do Mormaço também terá feira com mais de 30 expositores autorais do Empreendedorismo Circular, comidas típicas, churrasquinho de gato, entre outros.

O Fé no Batuque é formado por Geraldo Nogueira (pandeiro e voz), Fred William (flauta), Neto Castro (violão e voz), Leandro Lima (cavaco e voz) e Preto Cabano (percussão). No repertório, grandes clássicos do samba, de nomes como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Alcione e Arlindo Cruz, e músicas autorais.

“Salve, salve batuqueiros de fé! Convidamos a todos para mais um evento repleto de cultura popular e com uma intenção muito nobre que é de contribuir para o importante trabalho realizado pelo Comitê Arte Pela Vida. O samba sempre cumpriu um papel social e dessa vez não é diferente. Venham, tragam um quilo de alimento e vamos batucar!”, convida Geraldo Nogueira.

Fruto das ocupações de ruas, praças, feiras e mercados, o Carimbó Selvagem é formado por Gabiru Cigano, Astrum Zion, Luan Monteiro, Jadson Maiandeua e Heron Rodrigues. Nos shows, o grupo apresenta letras autorais, além dos carimbós que marcaram época e a estética da música popular regional paraense.

“Esse evento vai ser uma verdadeira união da cultura popular, com muito samba e carimbó, tudo isso tendo como pano de fundo o pôr do sol e à beira do rio. Esperamos contar com a presença do público, com seu quilo de alimento em prol do Comitê Arte Pela Vida, que desempenha um papel importantíssimo na cidade”, conclui Gabiru Cigano.

Sobre o Comitê Arte Pela Vida

O projeto começou em 1996, após um jornalista e artista ser diagnosticado como uma Pessoa Vivendo com HIV/Aids (PVHA). No mesmo ano, foi realizado o primeiro show "Arte Pela Vida", com uma programação diversificada reunindo música e teatro. Tempos depois, o Comitê passou a organizar eventos, que reuniram voluntários para as festas comemorativas, chamando atenção da sociedade para a manutenção da dignidade humana.

A atuação dos voluntários se dá em dois sentidos: assistencialismo, que inclui as doações e o acolhimento; e prevenção, com as ações de conscientização. A equipe também presta assistência para que o assistido possa frequentar consultas psicológicas e conta com equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, nutricionista e outras áreas.

Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no Whatsapp

O coordenador do Comitê Arte Pela Vida, Davidson Porteglio, celebra a parceria com a Roda de Samba Fé no Batuque: “Essa parceria é muito importante, pois ajuda e fortalece pessoas que vivem com HIV em situação de extrema necessidade, pessoas que o Comitê abraça junto a inúmeros colaboradores. Então, esse é o projeto, vamos fortalecer aplaudir o grupo Fé no Batuque e levar o alimento”, finaliza.

Serviço

  • Batuque Beira de Rio & Pôr do Sol, com Roda de Samba Fé no Batuque, Carimbó Selvagem e DJ Iza
  • Local: Mormaço Bar & Arte (R. Carneiro da Rocha, 1 - Cidade Velha)
  • Data: 7/4 (domingo)
  • Hora: a partir das 16h
  • Entrada: um quilo de alimento não perecível
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias