plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DESCASO

Ruas próximas da BR-316 estão abandonadas

Situadas no limite entre Ananindeua e Belém, as vias não recebem benfeitorias, mas moradores recebem IPTU das duas prefeituras

Imagem ilustrativa da notícia Ruas próximas da BR-316 estão abandonadas camera Nesse período de chuvas, a situação dos moradores só piora, por causa dos buracos e lama | (Foto: Wagner Almeida)

Moradores da passagem José de Alencar e rua José Hassegawa, no bairro do Castanheira, como também da passagem Bons Amigos e rua Joaquim Lopes, situadas no bairro do Guanabara, convivem diariamente com o acúmulo de água nas vias, crateras, além de lixo e entulho acumulado obstruindo o trânsito de veículos e pessoas.

As ruas estão ao longo da rodovia BR-316. Na rua José Hassegawa, quem precisa circular pela via se esgueira por calçadas malconservadas para não meter o pé no lamaçal que toma conta da via. Já na Joaquim Lopes, por causa dos buracos que se espalham na rua e ficam cada dia maiores, ciclistas e condutores formam fila para conseguir transitar de forma segura, mas ainda com dificuldade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

O aposentado Antônio Martins, de 82 anos, mora na passagem José de Alencar há 56 anos e diz que a situação nunca esteve tão ruim. O idoso conta que, por conta do acúmulo de água na via, fica impossibilitado de passar as tardes em frente à residência.

“Meus filhos nasceram, se criaram aqui, hoje estão casados e essa rua continua na mesma situação. Falando assim tem como ter noção de quanto tempo vivemos dessa forma. Essa água nunca seca, então sempre fica desse jeito e nesse período chuvoso, piora ainda mais”, afirma.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

O morador Roberto Rodrigues, 60, denuncia que a situação de abandono da passagem se dá, principalmente, por ser uma área que está no limite entre os municípios de Belém e Ananindeua, sendo a população a principal prejudicada pela falta de compreensão do serviço público municipal.

“Mas as cobranças do IPTU chegam nas casas, e das duas prefeituras. Eu trabalho e tenho família aqui, e digo que os comércios estão quebrando porque não tem condições de transitar numa via como essa. O poder público nos abandonou. Só dá para andar ainda porque uma empresa fez essa calçada e ameniza a situação”, diz.

Na passagem, existem muitas empresas e por isso o tráfego de veículos, inclusive pesados como caminhões e carretas, é intenso. Com o acúmulo de água, os buracos são escondidos gerando prejuízos aos condutores. É o caso do autônomo Jair da Silva, 57, que mora na área há 40 anos e perdeu o carro que usava para trabalhar, devido às condições da via.

Ruas próximas da BR-316 estão abandonadas
📷 |(Foto: Wagner Almeida)

“Entrou água no meu carro e ainda tem buracos, né? Tive um prejuízo financeiro enorme! Aí ia gastar um dinheiro com os reparos, sendo que poderia estar investindo ou comprando outras coisas que são necessárias. Desisti. Agora uso esse carro de mão”, comenta.

LIXO

Na passagem Bons Amigos, no bairro do Guanabara, um “lixão” a céu aberto já toma conta de metade da rua. Sofás velhos, pneus, papelão, restos de construção civil, sacolas plásticas, lixo orgânico e até animais mortos são descartados no local, segundo moradores.

O morador Antônio Roosevelt, de 53 anos, conta que há pelo menos 3 semanas o lixo não é retirado do local, o que complica o ir e vir de pessoas que moram na passagem. “Já largaram de mão, até porque as pessoas jogam lixo aí também, então já abandonaram. Além do mau cheiro, o local também se torna inseguro”, diz.

SEM RESPOSTASPrefeituras

A reportagem do DIÁRIO DO PARÁ fez contato com as prefeituras de Belém e Ananindeua sobre a responsabilidade pelos serviços básicos na área, mas até o fechamento não houve retorno. Sobre os entulhos, a Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB) esclareceu que realiza de forma semanal a retirada de entulhos do local e que irá retornar com a limpeza na próxima semana. A secretaria informou ainda que a Rua Bons Amigos é um ponto crítico de descarte irregular de lixo, descartados principalmente por carroceiros e pela população do entorno. A pasta salientou ainda que o descarte de lixo de forma irregular é crime ambiental e está previsto na Lei Federal 9.605/1998.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias