plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SANEAMENTO

Lixo também se espalha por todo o canal São Joaquim

Segundo os moradores, com a redução da frequência da coleta, os entulhos e dejetos ficam espalhados pelas calçadas e na frente das casas, trazendo riscos de saúde, além de atrapalhar a circulação

Imagem ilustrativa da notícia Lixo também se espalha por todo o canal São Joaquim camera Pela via, é comum encontrar lixo acumulado em vários trechos. Ivanete espera pela coleta | Wagner Almeida

A equipe do DIÁRIO percorreu a rua canal São Joaquim, desde a avenida Júlio César até a passagem Mirandinha, na Sacramenta, e encontrou, pelo caminho, vários pontos de entulhos, desde lixos domésticos, resto de construções, móveis velhos e até animais em decomposição.

Maria das Graças, 81, moradora da área, relata que a situação tem se agravado devido à irregularidade na coleta de lixo. Antes realizada três vezes por semana, o serviço agora é percebido pela aposentada apenas uma vez a cada sete dias, o que contribui para a sujeira. A falta de fiscalização é outro problema, permitindo que carroceiros despejem entulhos no canal, piorando ainda mais a situação.

Outra consequência apontada pela dona Maria é o aumento da presença de moscas, mosquitos e ratos em sua residência, localizada na esquina da passagem Santo Onofre. “Tá insustentável, tanto que quando vou almoçar preciso ficar me abanando, pois os insetos ficam sobrevoando a comida. Fora que há o risco de ser contaminado por leptospirose, já que os roedores vêm do lixo em frente de casa.”

Conteúdos relacionados:

Os ciclistas também são afetados, pois são forçados a dividir espaço com os carros devido à obstrução das ciclovias. “Como nesse ponto não há fiscalização de trânsito ou lombadas para que os motoristas reduzam a velocidade, sempre andamos receosos de nos envolver em acidentes”, declara o padeiro Jeferson Martins, 37, que utilizar a bicicleta para se locomover todos os dias de casa para o trabalho.

MIRANDINHA

Esse mesmo cenário se estende até a passagem Mirandinha, mas com um detalhe: o forte odor no local devido aos restos de comida, fezes e animais mortos por lá. Esses fatores, segundo os próprios moradores dessa região, contribuem para que o ambiente fique extremamente insalubre, perigoso e insuportável, principalmente porque os amontoados de lixo ficam praticamente na porta das casas.

Ivanete Mendes, 53, revelou que tem esperança que essa situação mude. “Se o meu lixo que está aqui pendurado há uma semana não vieram recolher, quem dirá esse entulho bem na frente de casa com tudo que é tipo de material. O fedor é muito grande e as vezes é sentido dentro de casa”, enfatiza.

Ivanete Mendes, 53
📷 Ivanete Mendes, 53 |Wagner Almeida

Resposta

Sesan

- Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que irá verificar a situação relatada e providenciar a retirada do lixo/entulho. A Sesan informa também que no próximo dia 15, uma nova empresa contratada já iniciará suas atividades. A nova limpeza intensifica a coleta, começa com todos os caminhões novos, 2.300 trabalhadores treinados, novos uniformes, novas papeleiras, novas lixeiras e inovação tecnológica. A Sesan salienta que o novo sistema precisou de um longo processo técnico e jurídico, mas chega para mudar efetivamente para muito melhor a varrição, coleta do lixo, retirada de entulhos, o tratamento de resíduos e o bem-estar em todos os bairros e distritos da cidade.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias